Celular

Apps avaliam perfil do consumidor e auxiliam na escolha do melhor plano

Internet no celular, TV por assinatura e banda larga fixa podem ser avaliados

Por Ludmila Pizarro
Publicado em 16 de junho de 2019 | 03:00
 
 
 
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Como falta padrão nos pacotes das operadoras de telefonia celular quanto ao uso da internet, um aplicativo lançado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste calcula o perfil de consumo do usuário e pode ajudá-lo a fazer uma economia de até 70% nos gastos com os serviços. Denominado Meu Plano, ele proporciona uma economia média de R$ 294,60 por ano, ou R$ 24,55 por mês. “Alguns usuários deixam de gastar R$ 1.400 por ano, o que já daria pra trocar de smartphone”, informa a associação. A economia média é de 32%.

O aplicativo é gratuito, disponível para Android e iOS. Ele avalia o hábito de navegação do usuário, incluindo redes sociais, além de monitorar as ofertas das principais operadoras do país. Depois de um mês, o sistema indica o melhor plano ofertado. O app já fez cerca de um milhão de análises e monitora mais de mil planos diferentes no país. “Com o aplicativo, a migração é mais segura porque considera a utilização real do usuário”, avalia o advogado da Proteste, Renato Santa Rita.

Solução mineira. Outra ferramenta de ajuda ao consumidor é a plataforma Melhor Plano, que existe desde 2016 e avalia gratuitamente o melhor plano de celular, banda larga de uso residencial, TV por assinatura e combos. “Já avaliamos mais de mil contas, e mais de 80% dos clientes conseguiram economizar. No acumulado do ano, alguns economizaram R$ 300 por ano”, explica o cofundador da Melhor Plano Pedro Santiago Israel.

O social media Gustavo César Vitor, 25, utilizou a plataforma para escolher, há cerca de um ano, a internet da república onde mora com mais duas pessoas. Além de pagar menos do que esperava, garantiu um pacote básico de TV por assinatura. “Pretendia gastar R$ 200 com internet, e consegui um pacote por R$ 170 com TV a cabo”, conta.

Gustavo afirma que, além de poupar tempo, usar a plataforma é uma forma de combater a falta de transparência das operadoras. “Além de não ter que entrar em vários sites para comparar, fugi das cláusulas com asterisco das operadoras, porque são várias exceções e promoções que só duram alguns meses. O aplicativo ajuda nisso porque faz o cálculo de gasto anual”, diz.

A startup de Belo Horizonte Melhor Plano lançou na última semana um aplicativo gratuito para smartphones Android. “Ganhamos dinheiro porque o usuário pode fazer a escolha do plano, de qualquer fornecedor, pelo nosso sistema”, diz Israel.

Fidelidade imposta está na mira da Câmara

O Projeto de Lei (PL) 8.626/2017, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe que cláusulas de fidelização em contratos de serviço sejam proibidas. Caso seja aprovado, afetaria serviços de telefonia e internet que oferecem preços menores nos planos com fidelização de 12 meses.

“A fidelização hoje é permitida, mas o projeto de lei pode fazer com que a prática se torne abusiva, o que seria benéfico para os consumidores”, explica a advogada e presidente do Instituto de Defesa Coletiva, Lílian Jorge Salgado. O PL alteraria o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara e obteve voto favorável do relator do projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Alex Santana (PDT-BA), em maio. “Consideramos prudente o Projeto de Lei 8.626/2017: o oferecimento de outras formas de manter o consumidor fidelizado à empresa que não o escravizando por meio de multas. As cláusulas abusivas de fidelização representam uma afronta à Constituição Federal”, diz o relator em seu voto.

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