A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai reduzir, no Natal de 2019, os investimentos para as luzes e decorações na capital em cerca de 90% no comparativo com o ano passado. Em 2018 foram gastos R$ 6 milhões no total, enquanto, neste ano, serão empenhados R$ 600 mil. O orçamento inclui as tradicionais decorações da Praça da Liberdade e do prédio da Cemig, além de atividades culturais na cidade.
De acordo com o diretor de comunicação e sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage, redução não irá afetar a programação normal, principalmente na praça da Liberdade, que agora passa a ter parcerias com empresas privadas e instituições.
“Mudam as premissas. A empresa, neste momento, direciona seus investimentos para a ponta, para o cliente, em obras, em serviços, alguns em atraso, então esse é o grande foco do momento. A ideia foi ser mais criativo com o Natal, investindo muito menos, 10% do que investiu nos últimos anos, mas mantendo a comunidade com as atividades. Na praça da Liberdade, a empresa convidou os parceiros, como a CDL e as empresas que compõem o circuito da praça, então o Natal da Praça da Liberdade está garantido”, afirmou.
Neste ano, o diferencial, segundo Lage, está na concentração de atividades no prédio da Cemig, na avenida Barbacena, no bairro Santo Agostinho. Mais de 100 mil pessoas são esperadas entre os dias 7 e 21 de dezembro no local. Quem passar pelo avenida a partir desta quarta-feira já pode ver as luzes serem substituídas por uma projeção mapeada, com imagens lúdicas sendo projetadas por todo o prédio. A inauguração oficial será na sexta-feira, mas será testada em todos os dias anteriores.
Apresentações do grupo Corpo, da Filarmônica e do Coral Lírico também compõem a programação. Na galeria, exposições de presépios e Folia de Reis também estarão disponíveis. As árvores da avenida Barbacena, por sua vez, serão equipadas com crochês feitos por recuperandos da Apac de Santa Luzia. Cerca de 2.000 alunos de escolas públicas de todas as regionais da capital devem participar da programação.