Três postos de combustíveis foram fiscalizados, nesta terça-feira (15/07), em Belo Horizonte. A ação integrou uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os trabalhos verificam, dentre outros pontos, a qualidade dos combustíveis que estão sendo comercializados nos estabelecimentos. Dois postos, um no bairro Palmares e outro na avenida Pedro I, foram inspecionados pela manhã. Um terceiro endereço, no bairro Nova Esperança, na região Noroeste, foi inspecionado à tarde.
De acordo com a ANP, foram lavrados dois autos de infração contra dois postos por mal funcionamento do termodensímetro - dispositivo usado em bombas de combustível para verificar a qualidade do etanol - e venda de diesel S10 comum como se fosse aditivado.
Fiscalização verificou a qualidade dos combustíveis - Foto: Fred Magno/ O TEMPO
Também foram apreendidos três lubrificantes que estavam sendo comercializados sem registro na ANP, ou seja, fora dos padrões de conformidade em dois dos estabelecimentos. Em nota, a Polícia Civil afirmou que a ação teve como objetivo a aferição quantitativa e qualitativa dos combustíveis. Os trabalhos tiveram apoio de agentes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, vinculada ao Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes.
No radar das autoridades
A fiscalização desta terça-feira é realizada duas semanas depois que o Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) fechou quatro postos da rede Vixx, em BH, por venda de combustível adulterado.
O Procon detectou que os postos adicionavam solventes ao combustível, caracterizando adulteração. Amostras foram avaliadas e reprovadas pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). Os postos permanecerão fechados até que novos testes comprovem que eles adequaram os produtos.
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) ainda não se manifestou sobre a operação desta terça-feira.
*Matéria atualizada às 18h40.