A queda de preços dos veículos novos que custam até R$ 120 mil provocou uma corrida intensa dos clientes ás concessionárias, com movimento até 260% maior em algumas lojas do Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que divulgou um balanço da primeira semana de vigência da Medida Provisória (MP) nº 1.175, publicada no último dia 6, na qual o governo federal oferece descontos patrocinados que variam conforme preço, eficiência energética e maior índice de nacionalização de peças dos automóveis e comerciais leves.
“Conversei com os presidentes das associações de marca e a grande maioria me disse que houve um grande aumento no fluxo de loja das concessionárias, principalmente nas marcas com mais modelos de entrada. O aumento de passagem variou entre 30% a mais de 260%, em alguns casos, o que mostra o sucesso do projeto liderado pelo presidente Lula e desenhado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e pelo Ministério da Fazenda”, comentou José Mauricio Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
A Fenabrave representa mais de 7.400 concessionárias de veículos, em mais de 1.100 municípios brasileiros. Ainda segundo presidente da federação, para ampliar o sucesso da Medida Provisória, que tem sido fortalecida por descontos adicionais ofertados pelas montadoras, seria oportuno que o governo aumentasse o aporte de recursos para os automóveis e comerciais leves, pois é possível que o volume concedido não supere muito os próximos 30 dias.
“Ainda há marcas trocando notas fiscais junto às montadoras, referentes aos carros que estavam em estoque, o que retarda um pouco a entrega dos pedidos realizados pelos clientes e nos impede de verificar agora o impacto da medida em unidades, o que teremos em alguns dias. Mas já podemos sentir que os recursos devem acabar rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa”, analisou Andreta Jr.