Morreu nesta quinta-feira (19) em Belo Horioznte o empresário Flávio Pentagna Guimarães, acionista majoritário do Banco BMG. O comunicado do óbito foi feito pelo Coimbra Sports, clube de Contagem, na Grande BH, que é mantido pelo banco. Pentagna tinha 94 anos e presidiu o Conselho de Administração do BMG por décadas.
Flávio também era pai de Ricardo Guimarães, que também integra a comitiva diretiva do banco e atualmente ocupa o cargo de presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-MG.
“A diretoria, colaboradores e atletas do Coimbra se solidarizam com os familiares e amigos do Dr. Flávio. O Clube decreta luto oficial de três dias.”
Em nota, o Atlético afirmou que lamenta profundamente o falecimento de Flávio que, conforme o clube alvinegro, "foi um ícone do empreendedorismo no Brasil e um dos maiores empresários de Minas".
Veja, na íntegra, a nota emitida pelo banco BMG:
"Com pesar, comunicamos o falecimento do empresário Flávio Pentagna Guimarães, acionista e ex-presidente do Grupo BMG. Ele faleceu nesta quinta-feira (19/1/23), aos 94 anos, em Belo Horizonte.
Dr. Flávio, como era conhecido, foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia.
O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atuam, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócios, logística, imobiliário, entre outros. Ele também foi responsável por tornar o Banco BMG a primeira instituição financeira a ofertar crédito consignado no país.
Ele deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. A esposa, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, faleceu em 10/09/1994.
O sepultamento será amanhã, em Belo Horizonte".