A Unilever anunciou nesta terça-feira (19/3) a separação de sua unidade de sorvetes, que tem marcas como Ben & Jerry's, Kibon, Wall's e Magnum, do restante dos negócios da companhia pelo mundo. A novidade faz parte do processo de reestruturação do grupo, que também envolve cortes de 7.500 empregos em vários países, cerca de 6% do total, enquanto a empresa é pressionada por investidores para melhorar seu desempenho.
A Unilever falou que a cisão é boa para os dois lados, já que a unidade de sorvetes tem uma operação de logística própria, por envolver transporte refrigerado, além de ser um negócio mais sazonal que as outras frentes do grupo.
A empresa não detalhou, mas o mercado considera que o negócio separado pode ser vendido, ou uma parte ou por inteiro. O gigante de bens de consumo vai concentrar suas atividades nos ramos de beleza e bem-estar, cuidados pessoais, cuidados domésticos e nutrição.
A marca Ben & Jerry's também é conhecida por sua postura ativista nos negócios, que já causou dor de cabeça para a Unilever. Foi o que aconteceu quando a marca de sorvetes decidiu encerrar as vendas em territórios palestinos ocupados por Israel, em 2021, por ser "inconsistente com nossos valores".
A empresa-mãe então comunicou que venderia a filial israelense para uma empresa local, o que motivou um processo da Ben & Jerry's contra sua controladora.
EM NÚMEROS
- 16% das vendas mundiais da Unilever no ano passado vieram da unidade de sorvetes
- 3% foi a alta das ações do grupo nesta terça, em reação ao anúncio da cisão