A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passou, e agora os estudantes têm mais uma etapa pela frente. No dia 10 de novembro, será a vez de os candidatos responderem às questões de ciências da natureza e matemática. É aí que vem a dúvida: a quais perguntas responder primeiramente? Às mais fáceis ou às mais difíceis?
A coordenadora do Pré-Enem do Chromos, Denise Arão, afirma que, nesse caso, é melhor responder primeiramente às questões mais fáceis e médias. As mais difíceis, portanto, podem ficar para depois.
“O estudante pode pular aquelas que forem difíceis. Se sobrar tempo, ele volta a elas. E, mesmo que não consiga fazer, pode chutar”, diz.
Conforme a coordenadora, como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), é importante que o candidato mostre constância. Se ele acertar somente as questões difíceis, e não as fáceis e as médias, isso pode ser considerado “chute”.
Com o TRI, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a quantidade bruta de erros e acertos não é o fator determinante. O método considera três aspectos: parâmetro de discriminação (poder que cada questão tem de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam), parâmetro de dificuldade e parâmetro de acerto casual (probabilidade de um participante acertar a questão no “chute”, sem necessariamente ter domínio do tema).
Além disso, o fato de responder primeiramente às questões mais fáceis e depois às mais difíceis ajuda a administrar o tempo, conforme Denise.
“Às vezes, o candidato pega uma questão difícil e demora muito tempo para tentar resolvê-la, enquanto poderia utilizar esse tempo para as fáceis e médias”, afirma ela.
E afinal, o que predomina na prova? “As fáceis e médias”, conclui Denise.
Ative as notificações e receba o gabarito
Pelo quinto ano consecutivo, O TEMPO e a Rede Chromos de Ensino vão unir forças para divulgar o gabarito extraoficial do Enem nos dois domingos de realização da prova – 03 e 10 de novembro.
Todos os candidatos poderão se inscrever para receber, em primeira mão, notificações sobre a liberação dos gabaritos. Basta fazer o cadastro pelo link do Gabarito Chromos Enem.
Live de correção das questões
Neste ano, também será realizada a tradicional live explicativa de correção das questões. Por meio de uma transmissão ao vivo, que começará às 20h, no YouTube, todos poderão acompanhar a análise das questões realizada pelos professores da Rede Chromos de Ensino.
Ative as notificações para não perder a correção ao vivo no YouTube.
Programação
📅 Domingos de Prova (03 e 10 de novembro)
● Divulgação do gabarito extraoficial: A partir das 18:30
● Live de resolução: a partir das 20h, com análise detalhada das questões e comentários sobre o exame