Ao longo dos anos, Leonardo da Vinci (1452-1519) tem sido apresentado como uma figura séria, sisuda, elaborada para elevá-lo a graus máximos da sabedoria, quase como um superior da raça humana. É claro que a genialidade do italiano é inquestionável, mas suas facetas vão para além do aspecto carrancudo e soturno.
Ao contrário, sua inventividade e inquietude podem ser também traduzidas para cores alegres e vibrantes. É isso que propõe a exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, apresentada pelo Memorial Minas Vale e que abre as portas a partir desta sexta-feira (6), no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água.
A mostra foi divida em nove espaços, nos quais o público é convidado a conhecer parte das muitas criações do polímata (pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área). Concebida pelo curador Thiago Carvalho, diretor da agência de comunicação e entretenimento EKO.ag, a mostra tem por objetivo mostrar um Leonardo da Vinci diferente de como ele é comumente visto.
“O que eu quis mostrar com as cores é a alegria que está presente na obra do Da Vinci. Quero que as pessoas saim daqui mais leves, podendo conhecer a obra dele não só pela observação, mas, também, pela interação, e entendendo que o Da Vinci nos estimula a ser curiosos”, aponta Carvalho (veja, abaixo, os destaques a mostra com comentários de Carvalho e fotos de Fred Magno).
Durante o percurso, as pessoas poderão conhecer o artista a partir da cronologia de sua vida, passando pelos seus escritos, invenções, obras de artes e pinturas botânicas e de anatomia, por meio de recursos audiovisuais e tecnológicos, como óculos de realidade aumentada, projeções gigantescas e QR codes que dão vida a objetos inanimados.
Há, ainda, uma sala totalmente dedicada à Mona Lisa, talvez a representação mais conhecida – e emblemática – de Da Vinci. “Embora a exposição seja muito colorida, ela também é muito íntima. Como a luz não é direta, há possibilidade de um olhar mais introspectivo”, assinala Carvalho.
Devido a reformas, a mostra “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, do Memorial Minas Vale, foi levada para o Espaço 356. A exposição inaugura a abertura da nova fase do museu, que passará por reformas de requalificação em sua sede, localizada no Circuito Liberdade, na praça da Liberdade.
“Haverá melhorias prediais, e, em breve, teremos novidades. O Memorial Vale Itinerante, projeto que circula pelo interior de Minas com exposições e formações, já está no nosso DNA e chega agora a Belo Horizonte”, comenta o diretor do Memorial Vale, Wagner Tameirão.
Sala Vermelha
“Trouxemos o vermelho para despertar a emoção nas pessoas em conhecer Leonardo da Vinci. Aqui, fizemos uma linha do tempo a partir de elementos geométricos criados por ele. Também apresentamos os estudos do compasso de Da Vinci nas almofadas.”
Sala Azul Escuro
“O azul representa o conhecimento, e aqui convidamos o público a desvendar os códices (escritos que reúnem os estudos de Leonardo da Vinci). Fazemos uma mistura entre os elementos antigos com a tecnologia, por meio da realidade aumentada. As pessoas podem ver os objetos em movimento por meio do QR code.”
Sala Laranja
“Aqui está representada a criatividade de Leonardo da Vinci por meio das suas invenções. Por meio do óculos de realidade aumentada, as pessoas podem conhecer a Cidade Ideal criada por Da Vinci. Também destaco o projeto para um carro criado por ele.”
Sala Azul Celeste
“Esta cor ressalta as invenções gigantescas de Leonardo da Vinci, os objetos voadores. Destaco o Vite Aerea (parafuso aéreo, criada para formular a eficácia da tração da hélice), por dar a sensação de movimento”
Espaço do Leo
“É uma sala para interação não só das crianças, mas também para os jovens e adultos. Aqui, por exemplo, as pessoas podem recriar a ponte feita por Leonardo da Vinci”.
Sala Bordô
“Nesta sala, estão os desenhos da botânica e da anatomia humana feitos por Da Vinci. Não há como não se impressionar em pensar como ele desenhou detalhadamente os músculos e ossos e que, por muito tempo, foram usados nos livros de medicina.”
Sala Roxa
“Não tem como não admirar se admirar com ‘A Última Ceia’ (reproduzia em tamanho real, com 4,60 metros de altura e 8,80 metros de largura). Foi a primeira vez que um artista expôs os sentimentos dos santos. O quadro também esconde uma partitura, e nós trazemos para a exposição o que seria esta música.”
Sala de projeções
“O coração da exposição é a Sala de Projeção, que mostra, durante 25 minutos, as obras do Da Vinci de uma forma muito especial. É um desbunde de imagem para se deliciar.”
Sala da Mona Lisa
“Temos uma réplica em tamanho real da Mona Lisa. É possível ficar na frente dela, contemplando e admirando. E está é considerada uma obra não-finalizada, porque Da Vinci mexeu nela até pouco antes de morrer.”
SERVIÇO
O quê. Exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”
Quando. De hoje (6) a 8 de dezembro de 2024, com abertura às terças, quartas e sextas, das 9h às 17h, às quintas, das 9h às 20h, aos sábados, das 10h às 20h, e, aos domingos, das 10h às 17h
Onde. Espaço 356 (rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos D'Água).
Quanto. Gratuito, com retirada de ingressos no site memorialvale.com.br.