A partir deste sábado (5) e domingo (6), o Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG, no entorno da praça da Liberdade, volta a receber as Observações Noturnas e Solares. O programa estava paralisado desde novembro de 2024, devido às condições climáticas instáveis que prejudicavam a visibilidade do céu.
Nas primeiras observações de 2025, se as condições climáticas forem propícias, o público vai visualizar a Lua, em sua fase crescente, a Nebulosa de Órion e o aglomerado de estrelas NGC 4755, também conhecido como Caixinha de Joias, localizado na direção da constelação do Cruzeiro do Sul.
A atividade é realizada em grupos de até 15 pessoas, que podem permanecer no local por 15 minutos. O terraço possui teto retrátil e telescópios. Os visitantes são acompanhados pela equipe do Núcleo de Astronomia do museu.
Os interessados devem retirar ingressos por meio de links divulgados semanalmente no site do Espaço do Conhecimento. A entrada é gratuita.
“Apesar de ser possível ter uma experiência muito boa de observação do céu a olho nu, ficamos restritos aos objetos mais brilhantes. No entanto, a ajuda de um telescópio aumenta drasticamente o número de objetos e detalhes que podemos ver. Além disso, as atividades no Terraço Astronômico permitem evidenciar que, mesmo com a poluição luminosa, ainda é possível observar muitos astros e ter uma boa experiência a partir do céu de Belo Horizonte”, garante Filipe Andrade, doutor em Física e assistente de Astronomia do museu.
SERVIÇO:
O quê. Retomada das Observações Noturnas e Solares no Espaço do Conhecimento UFMG
Quando. A partir deste sábado (5), das 19h às 20h45. Domingo (6), das (11h às 12h30)
Onde. Espaço do Conhecimento UFMG (praça da Liberdade, 700, Funcionários)
Quanto. Gratuito. Ingressos disponíveis no site do Espaço do Conhecimento UFMG