O corpo da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20/07), aos 50 anos, chegou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, para ser velado nesta sexta-feira (25/7). O caixão foi escoltado pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro. A artista será velada, das 9h às 13h, em cerimônia aberta ao público.

Fãs chegaram no local antes das 7h. Enquanto esperavam o início da celebração, eles cantaram músicas da cantora, como "Sinais de Fogo".

Antônio da Paz foi o primeiro a chegar no velório. Ele pegou um ônibus em Santo André (SP) às 21h, chegou no Rio às 4h30 e pretende voltar ainda nesta sexta-feira (25): "Vim fazer uma homenagem pequenininha para ela", disse à reportagem. "Era uma mulher alegre, foi alegre até os últimos momentos. Então ela precisa de alegria lá em cima, onde ela estiver".

Familiares, amigos e fãs compareceram no Theatro Municipal e participaram do cortejo. Foto: Carlos Elias Junior / Folhapress

Amigos e familiares fizeram camiseta personalizada para o evento. A camiseta tem uma foto de Preta com uma coroa e os dizeres "Preta tudo" e "amor sempre foi ação".

Diversas ruas no entorno do Theatro Municipal do Rio de Janeiro têm interdições nesta sexta. Equipes da Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) participam do esquema.

Das 15h às 17h, os parentes vão participar de cerimônia privada de cremação. Era um desejo de Preta que seu corpo fosse cremado, como informou a equipe de Gilberto Gil ao UOL.

Antes do velório, o corpo de Preta vai passar pelo circuito de blocos de Carnaval, que agora leva o nome da cantora. O circuito começa na rua Primeiro de Março, no centro do Rio, e passa pela avenida Presidente Antônio Carlos, terminando na altura da rua Araújo Porto Alegre, onde fica o Theatro Municipal.

Depois, seguirá em cortejo, em carro do Corpo de Bombeiros, até o Cemitério da Penitência. O trajeto será o seguinte: rua Araújo Porto Alegre, av. Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, av. Presidente Vargas, avenida Francisco Bicalho, viaduto do Gasômetro, pista lateral da av. Brasil (Caju), rua Monsenhor Manuel Gomes.

Preta Gil morreu no último domingo (20), nos Estados Unidos, a caminho do aeroporto para voltar para o Brasil. Ela estava em tratamento de um câncer no intestino, mas perdeu a batalha contra a doença. Relembre a trajetória de Preta Gil nesta homenagem especial.

Com FILIPE PAVÃO, LUCAS PASIN E LUIZA MISSI/Folhapress