A história de Minas Gerais está indiscutivelmente entrelaçada à gastronomia. Já no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro, a vocação gastronômica despontava nas Gerais como uma das mais ricas e criativas do país, ao unir nos pratos influências indígenas, africanas e europeias.
Trazendo para a atualidade, em 2024, o Ministério do Turismo publicou uma pesquisa que elegeu o Estado como o melhor destino gastronômico do Brasil, em função da sua diversidade de receitas, que incluem, entre muitas outras, o pão de queijo, o feijão-tropeiro, o frango com quiabo e o doce de leite.
O TEMPO sempre esteve atento a esse cenário, entendendo a gastronomia como um importante pilar cultural, econômico e social do Estado. Por essa razão, o jornal se destacou como um dos pioneiros na criação de um caderno dedicado exclusivamente ao tema, o Gastrô, cuja primeira publicação aconteceu em 21 de agosto de 2009.
Agora, renovando seu compromisso com a gastronomia mineira, a publicação, em parceria com O TEMPO 360, lançará o Seminário O TEMPO Gastrô, evento gratuito que enaltece a culinária produzida aqui.
Ao longo dos dias 29 e 30 de outubro, o rooftop do Mercado de Origem BH, no bairro Olhos d’Água, receberá chefs renomados, formadores de opinião, acadêmicos e entusiastas da gastronomia, reconhecidos nacional e internacionalmente, para debater tendências e inovações do setor.
“O TEMPO é referência em informação de qualidade e se mantém assim também em relação aos conteúdos gastronômicos. Foi protagonista em Minas no tipo de conteúdo e, agora, retoma esse posicionamento de forma moderna e ousada, mantendo sempre o profissionalismo, a base da marca”, salienta a editora executiva de O TEMPO, Renata Nunes.
Mas as ações de celebração à gastronomia mineira não param por aí. A partir de novembro, o caderno Gastrô reestreia totalmente repaginado, depois de ter passado por uma grande reformulação. O semanário voltará maior, com quatro páginas, apresentando ainda mais informações relevantes do setor, com a qualidade e o rigor de sempre.
Para tornar a marca ainda mais robusta, o Gastrô também ganha um perfil no Instagram @otempo.gastro, em que serão postados rotineiramente conteúdos quentes e frescos relativos ao tema, de forma leve e dinâmica. Além disso, servirá de canal direto e interativo com os nossos seguidores. Esse é o jeito de O TEMPO ficar ainda mais próximo de você, leitor e internauta.
“A gastronomia (e tudo que cerca esse universo) estará em publicações diárias, de forma abrangente, em nossas diferentes plataformas. E vamos além, promovendo eventos, como palestras e seminários, para ajudar a ampliar a experiência dos envolvidos no setor e gerar trocas importantes nesse cenário. Afinal de contas, quem não gosta de comer e beber com qualidade? Quem não quer saber das novidades desse setor? Todos nós, cada um da sua forma, nos interessamos por culinária. Uma comida de boa qualidade, diferenciada, mexe com os sentidos, emociona. Há muito o que ver e fazer em relação à gastronomia, e O TEMPO acompanha todas as tendências do mercado de comunicação”, assinala Renata Nunes.
Responsável pela curadoria do projeto, a jornalista Lorena Martins considera que “essa iniciativa é uma importante ação que revigora a plataforma Gastrô, de O TEMPO, e tem por objetivo fortalecer, junto ao público, a cena gastronômica local e nacional, que se destaca por propostas culinárias abrangentes e projetos especiais e de impacto social”.
Mais do seminário
Nos dias 29 e 30 de outubro, o Seminário O TEMPO Gastrô apresentará seis painéis com importantes nomes do setor, como João Diamante (Diamantes da Cozinha), Rosa Moraes (a confirmar, The World’s 50 Best Restaurants), Cafira Foz (chef do Fitó e Fitó Pina), Nenel Neto (Baixa Gastronomia), Rafael Quick (Grupo Viela), Caio Soter (Pacato e Pirex), Eduardo Maya (Projeto Aproxima e Pitza 1780) e Nani Rodrigues (fotógrafa e documentarista).
Como participar?
As inscrições para o Seminário O TEMPO Gastrô são gratuitas e já estão abertas, mediante retirada pelo site Gofree. O encontro é destinado a chefs, formadores de opinião, pesquisadores, estudantes de gastronomia e a todas as pessoas interessadas no tema. Para se inscrever, é muito simples: basta acessar eventos.gofree.co/otempogastro e inserir seus dados pessoais. Os ingressos chegarão no e-mail informado e deverão ser apresentados nos dias dos seminários.
O local escolhido para a realização do Seminário O TEMPO Gastrô foi o Mercado de Origem, que vem se tornando um importante polo da gastronomia mineira desde a sua inauguração, em março deste ano. Na avaliação do diretor do espaço, Bernard Martins, o recinto oferece uma experiência que vai muito além da gastronomia tradicional.
“Contamos com uma diversidade de opções que refletem o melhor da gastronomia local e internacional”, diz, citando alguns destaques que fazem parte do rol de estabelecimentos do mercado, como a Casa Geraldo, a Cervejaria Três Orelhas e a Queijaria Senzala.
Na avaliação de Martins, o ambiente dinâmico e plural do mercado faz com que ele se torne “o lugar ideal para discutir tendências e inovações gastronômicas e culturais, proporcionando aos participantes do seminário uma imersão prática e enriquecedora”.
“O Seminário O TEMPO Gastrô promove uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências entre lojistas, participantes e o público geral. Essa interação é fundamental para fortalecer a rede gastronômica do Mercado de Origem, onde a cadeia produtiva é amplamente integrada”, finaliza.
SERVIÇO
O quê. Seminário O TEMPO Gastrô
Quando. 29 e 30 de outubro, das 13h às 20h
Onde. Mercado de Origem (rua Adriano Chaves e Matos, 447, Olhos d’Água)
Quanto. Gratuito, mediante retirada de ingressos pelo site Gofree