Você gosta de pastel? Então saiba que existe um ranking global dedicado a ele! Sim, o TasteAtlas,  plataforma on-line que coleta informações sobre experiências gastronômicas, divulgou os votos de internautas para listar os melhores pastéis do mundo.

No topo do pódio, Portugal aparece em primeiro lugar com o famoso “Pastel de Belém”. Na plataforma, a receita é descrita como "um tradicional pastel de nata português e antecessor do famoso pastel de nata. São feitos com uma casca de massa recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela", descreve.

Em segundo, vem o “Karipap” da Malásia, descrito como "uma pequena massa frita ou assada recheada com frango grosso e curry de batatas". E, na terceira posição, o “Pazarske mantije”, da Sérvia. O pastel é feito com uma  massa untada com manteiga e depois recheada com carne moída, sal, pimenta, cebola e um pouco de azeite. Depois de recheada, a massa é moldada em pequenas bolas, dispostas numa assadeira. "Os mantije costumam ser acompanhados de iogurte que é derramado sobre eles e comido ainda quente", descreve.

O Brasil também apareceno ranking com o clássico pastel frito, na posição 25 entre os cem melhores do mundo. O site descreveu o pastel brasileiro como "uma massa frita e recheada com uma variedade de ingredientes, mais comumente frango desfiado, carne moída, mussarela ou camarões pequenos". 

O ranking completo dos 100 melhores do mundo você confere aqui.

Veja o top 10 do ranking dos melhores pastéis do mundo:

  1. Pastel de Belém, Portugal
  2. Karipap, Malásia
  3. Pazarske mantije, Sérvia
  4. Pastel de nata, Portugal
  5. Banitsa with cabbage (Zelnik), Macedônia do Norte
  6. Trigona panoramatos, Grécia
  7. Croissant, França
  8. Polish doughnuts (Pączki), Polônia
  9. Burek, Bósnia e Herzegovina
  10. Katmer, Túrquia