Esotérico

A fé não move só montanhas, mas também o cérebro

Especialista em desenvolvimento pessoal, Andreza Carício fala sobre coping e o poder do pensamento elevado


Publicado em 01 de dezembro de 2020 | 07:50
 
 
 
normal

O que é coping? É o que os psicólogos chamam de capacidade de superar os problemas. É um conjunto de habilidades cognitivas, comportamentais e sociais que proporcionam estratégias para superar e manejar o estresse diário ou qualquer problema. O coping religioso-espiritual é quando o indivíduo usa das experiências e práticas espirituais para driblar estrategicamente um problema. A crença nos proporciona esperanças, e isso pode se transformar em uma força motriz para a superação das adversidades.

 

Em que medida a fé e os pensamentos elevados atuam sobre o cérebro? Podemos comparar os efeitos da fé no cérebro com o placebo. Só pelo fato de ter uma expectativa positiva, nosso cérebro é capaz de provocar mudanças em si mesmo e em nosso corpo, propiciando curas emocionais e físicas. Além disso, a prática da fé, segundo alguns estudos científicos, acelera as alterações dos circuitos neurais, capazes de liberar mais opioides endógenos e serotonina. Sendo assim, a fé contribui com nossa sanidade mental e nosso sistema imunológico.

Dentro desse raciocínio, os pensamentos negativos geram que tipo de reações no cérebro? Nesse caso são liberadas substâncias como cortisol e adrenalina, que avisam ao corpo que algo de ruim vai acontecer, e ele se prepara para isso, fica em um constante estado de hipervigilância. O que isso significa? Que aumenta o estresse corporal e emocional, causando inúmeras doenças, como gastrite, dores musculares, arritmias e, claro, quadros depressivos.

 

O título do livro nos convoca a ter atitudes positivas todo santo dia?O livro “Todo Santo Dia” é para que as pessoas entendam que precisamos sair da nossa zona de conforto para nos tornarmos protagonistas dos nossos dias. Pode parecer um tanto desafiador criar a realidade que tanto se deseja, mas é necessário parar e avaliar todas as situações nas quais estamos envolvidos e planejar cada dia como se fosse aquele em que vai conquistar tudo aquilo que sonhou. São atitudes diárias que levarão cada um ao ápice, seja hoje ou amanhã, e isso vai depender de cada luta travada dentro de si mesmo. O livro traz 102 dicas para praticar todo santo dia e se tornar a melhor versão de si mesmo.

Como a ciência explica a fé?A ciência atual parece ter entrado em um consenso e consegue explicar, de várias formas, os efeitos da fé no ser humano. Agora, não podemos exatamente explicar a fé, pois ela independe da razão, é emoção, é o sentir. Para explicar a fé, teríamos que explicar Deus, o que perderia todo o sentido, pois a fé significa crer sem ver. Porém, alguns estudiosos já relacionaram a fé à genética, como se fosse uma espécie de teoria da evolução, passando de pai para filho, mesmo que estes não se conhecessem. Já outros indicam que é o ambiente. Mas nada disso pode ser comprovado. 

Você enfatiza o poder da gratidão. Sim, a neurociência explica que, quando temos pensamentos de gratidão, acionamos o “sistema de recompensa” do nosso cérebro, responsável pela sensação de bem-estar. Isso significa que, quando o cérebro entende que algo bom nos aconteceu, ele libera dopamina, um neurotransmissor responsável, entre outras coisas, pela sensação de prazer e recompensa. E libera também a ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, que estimula a tranquilidade e o afeto. Quando você começa a praticar a gratidão, aumenta o nível de emoções positivas e satisfação com a vida. Nosso cérebro não é capaz de sentir duas coisas ao mesmo tempo, ele sente uma de cada vez. Então, quando você sente gratidão, o sentimento de infelicidade não tem espaço. A gratidão é uma das atitudes mais poderosas que eu conheço.

A jornalista Ana Elizabeth Diniz escreve neste espaço às terças-feiras. E-mail: anabethdiniz@gmail.com

“Oráculo da Harpa” traz sentimentos e sutilezas

A harpaterapeuta Cláudia Miranda transformou seu conhecimento em 24 cartas e um livro de 112 páginas, “Oráculo da Harpa”, fruto de pesquisas sobre as simbologias da harpa e a necessidade de ter um diagnóstico mais intuitivo para as pessoas que a procuram uma intervenção breve. 

O livro é uma síntese de suas pesquisas em processos de autoconhecimento e trabalhos nas áreas de musicoterapia, harpaterapia holística e harpa ioga. “Ele pode ser lido e usado por pessoas interessadas em simbolismos, sincronicidades e leituras de diferentes tipos de tarô até os buscadores de ampliação na consciência, passando pelos terapeutas musicais e musicoterapeutas que usam diferentes instrumentos, até chegar a nichos mais específicos de harpistas que querem usar a harpa como ferramenta para a integração do ser”, comenta Cláudia.

Ela é autora também de “Tons de Cores e Sons: Matizes da Harpaterapia”. “O som da harpa promove um estado de paz e harmonia, criando uma ponte entre dimensões de consciência. O oráculo oferece uma leitura intuitiva da energia presente da pessoa,  por meio de cartas ilustradas com simbolismos da harpa”, comenta.

A obra é totalmente original e foi lindamente ilustrada por Janaína Caldeira. “Aceitei esse grande desafio proposto pela Cláudia, e dessa troca rica e prazerosa resultou um livro carregado de sentimentos e sutilezas”, diz a artista, que ilustrou também “Nico: O Gato que Tinha Medo de Altura” e “Férus: O Cão Mais Bravo da Cidade”.

A parceira de Janaína com Cláudia para a criação das cartas foi inspiradora. “Foi uma alegria e grande desafio ilustrar o ‘Oráculo da Harpa’. Além da troca riquíssima com a musicoterapeuta Cláudia Miranda para a construção das cartas, pude conhecer um pouco do universo das harpas em diferentes culturas”, diz Janaína.

Para cada arquétipo, ela buscou representar personagens diversos sem um padrão para o conjunto do oráculo. “O que cria a unidade é o meu traço. Faço ilustrações de cores vibrantes com aquarela e lápis de cor. O resultado é um livro bonito e com um valor terapêutico sensível, e é prazeroso saber que as ilustrações poderão ser ressignificadas com seu uso terapêutico”. (AED)

AGENDA: Lançamento do livro “Oráculo da Harpa”, no dia 5 de dezembro, a partir das 16h30 às 18h, na plataforma Zoom, ID 8259511337. A autora Cláudia Miranda fará palestra sobre como usar as cartas e como as simbologias podem ajudar numa intervenção musicoterapêutica transpessoal breve. A ilustradora Janaína Caldeira também estará presente. Para adquirir o livro: (31) 98886-1288.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!