Conhecer parte do Vale do Mucuri, seja pela peregrinação, aventura ou simplesmente com uma caminhada de contemplação à natureza. Este é o projeto rota Caminhos Franciscanos, que liga a Igreja São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, até a igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri. Em sua terceira peregrinação, a iniciativa atrai turistas e movimenta o comércio local da zona rural.
O Caminhos Franciscanos começou em 2022 e oferece um novo produto do turismo religioso e de aventura aos visitantes. A reportagem de O TEMPO está no Vale do Mucuri e conversou, neste sábado (30), com o padre Honório José de Siqueira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni, e um dos idealizadores do projeto que comenta sobre os objetivos da iniciativa.
“O projeto é o resgate de toda uma história dos frades menores capuchinos que, quando vieram da Itália e chegaram a Teófilo Otoni, saíram caminhando até Itambacuri e de lá para outras cidades e regiões. O Caminhos Franciscanos também é uma oportunidade de resgatar a autoestima das pessoas que moram nesta rota”, disse.
A iniciativa tem uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que busca trazer o empreendedorismo para os moradores da rota. “O projeto possibilita também o resgate religioso a partir da espiritualidade franciscana. Temos o empreendedorismo com os arranjos produtivos, tanto na gastronomia, artesanato e atividades culturais que vão dando oportunidade das famílias terem renda extra e começarem a gostar de ficar na região”.
Quem participa da rota tem a oportunidade de contemplar a natureza em seus diversos aspectos, conforme detalha o religioso. “Os peregrinos, primeiro têm a oportunidade de fazer o exercício no ar puro, sem a poluição dos centros urbanos; depois vai contemplar os recursos naturais: a mãe terra, água, floresta, animais e o vento”, sugere.
‘Novas possibilidades’
Conhecido como “guardião da rota”, Leonardo Lopes é presença assídua nas peregrinações do Caminhos Franciscanos. Ele comenta que a atração trouxe “novas possibilidades” para os moradores da região. “Este é um projeto de algum tempo e idealizado pelo padre Honório para que as pessoas que moram na zona rural possam voltar para suas terras e tenham aqui fonte de renda, pois a qualidade de vida é melhor”.
“Só faltava o incentivo e junto com o Sebrae e demais órgãos que fizeram parcerias, as pessoas estão trabalhando na terra e produzindo. A ideia é aumentar o turismo na região e o turismo religioso”, afirma.
Atrativos
Quem visitar as cidades que integram o Caminhos Franciscanos, pode se preparar, pois o que não falta são atrativos.
Itambacuri
- Casa de Cultura Serafim Ângelo da Silva Pereira
- Santuário de Nossa Senhora dos Anjos
- Prédio Antigo do Colégio Santa Clara
- Fazenda Ipê – Turismo Rural
- Mercado Municipal de Itambacuri
- Praça dos Fundadores
- Barragem do Poquim
Teófilo Otoni
- Carne de Sol da Feira Coberta do Bairro Bela Vista
- Mercado Municipal de Teófilo Otoni
- Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição
- Igreja de São Francisco de Assis
- Comunidade Rural de Lajinha
- Accompedras e Lojas de Pedras Preciosas
- Praça Tiradentes
- Praça Germânica
Caminhos Franciscanos nas redes sociais
Instagram / @caminhosfranciscanos