Washington, EUA. A Blue Origin lançou nesta quarta-feira (23) o décimo voo do foguete New Shepard de sua plataforma de lançamento no Texas, levando oito experimentos científicos patrocinados pela Nasa. Afastando-se das instalações da empresa no deserto do Oeste do Texas, o foguete lançou a cápsula no topo, ultrapassando uma altitude de 350 mil pés – mais de 100 km acima.
O pequeno foguete atravessou no ano passado a fronteira do espaço, fixada então pela convenção internacional a 100 km, na chamada linha de Karman, e estendida em abril de 2018 a 107 km.
Relembre
A Blue Origin, que o CEO da Amazon, Jeff Bezos, fundou há quase duas décadas, está desenvolvendo o sistema de foguetes para os negócios de turismo espacial da empresa. Um objetivo futuro do New Shepard é transportar seis passageiros em uma viagem de 11 minutos de duração.
A Blue Origin nunca transportou pessoas. Cada chefe diz ter privilegiado a segurança, mas o progresso dos testes das companhias e as declarações de seus líderes levam a crer que 2019 será o ano dos primeiros voos regulares tripulados ao espaço.