O fotógrafo e jornalista Lucas Ávila lança, na próxima segunda-feira, 19, o livro “Paulo Vaz, fragmentos”, que reúne fotos e textos inéditos do ativista trans, que faleceu no ano passado. A publicação tem design gráfico assinado pelo artista plástico Paulo Bevilacqua e curadoria poética e visual realizada por Bruno Santana, ambos ativistas pelos direitos da população trans no Brasil, e se revela uma poderosa homenagem ao Popo, como Paulo Vaz era conhecido.
Com 48 páginas, o livro tem em vista retratar a vida de Vaz por meio de imagens e palavras, ao mesmo tempo que contribui para a causa trans ao reverter os lucros das vendas para a Associação Brasileira de Travestis e Transexuais (Antra) e o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat). Vale ressaltar que a obra foi editada de forma independente e sua tiragem é limitada.
Inspiração
A inspiração para a criação deste livro surgiu há cerca de um ano, logo após o falecimento do ativista. As fotografias presentes nas páginas foram capturadas durante 4 ensaios realizados em 2017, muitas delas inéditas até então.
Nessa época, Paulo Vaz estava começando a ganhar visibilidade nas redes sociais e compartilhava com o fotógrafo Lucas Ávila textos e reflexões sobre seu processo de transição, que nunca foram publicados. Agora, através de “Paulo Vaz, fragmentos”, essas histórias serão reveladas, sendo narradas pelo próprio Popo.
A publicação também traz depoimentos emocionantes da irmã de Paulo Vaz, Carla Vaz, do amigo Paulo Bevilacqua e do poeta Bruno Santana. Esses relatos adicionam camadas de significado à obra, aprofundando o entendimento sobre a vida e a luta de Vaz, além de destacar sua importante atuação no ativismo trans.
Objetivos. Um dos principais objetivos do projeto, informa Ávila, é transmitir ao leitor uma imagem positiva e inspiradora de Paulo Vaz e, simultaneamente, preservar sua memória. Além disso, ao destinar os lucros das vendas à Antra e ao Ibrat, a obra também contribui para o fortalecimento das associações que batalham pelos direitos das pessoas trans no Brasil.
Lançamento. O lançamento do livro será inicialmente realizado virtualmente, a partir das 19h, por meio do site www.paulovazfragmentos.com.br. Exemplares poderão ser adquiridos por R$39,50.
Ávila ainda sinaliza que os organizadores da publicação pretendem realizar ainda um evento presencial na praça nomeada, em 30 de maio deste ano, em homenagem a Paulo Vaz, em Belo Horizonte. Trata-se da Praça 4274, localizada entre a Rua União Estudantil e a Avenida Itaú, no Bairro Vila Trinta e Um de Março, que passou a ser chamada de Praça Paulo Vaz a partir de uma proposta da então vereadora Duda Salabert, que foi aprovada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte e sancionada pelo prefeito Fuad Noman.