A rotina de higiene mudou muito depois das recomendações de isolamento social orientadas para conter a pandemia do novo coronavírus. A lavagem excessiva das mãos com água e sabão bem como o uso excessivo de álcool gel são, sim, cuidados aliados durante esse processo de limpeza, entretanto, a pele das mãos ficam cada vez mais ressecadas. A solução é, sem dúvidas, a hidratação constante. 

De acordo com Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria, laser e tricologia da Horaios Estética (SP), esse ressecamento intenso destrói a camada lipídica da pele da mão, que tem justamente a função de proteção. "Esse ciclo pode causar uma série de danos como, por exemplo, deixar a pele predisposta a ter algum tipo de alergia. No entanto, o momento que estamos vivendo, o álcool em gel é super indicado como prevenção: quanto mais vezes usá-lo, melhor, mas sempre após o seu uso, utilize sempre um bom hidratante nas mãos", aconselha.

Para as peles que já são naturalmente sensíveis e delicadas, o álcool 70% pode trazer alguns danos mais relevantes e gerar algum tipo de desconforto. Neste caso, o dermatologista sugere lavar constantemente as mãos com água e sabão, substituindo o uso do álcool. "É menos agressivo e também é um meio de prevenção", sugere.

Profissionais

Já os profissionais que estão na linha de frente no combate a Covid-19 também enfrentam problemas dermatológicos nas mãos. A constante troca de luvas com talco e lavagem com sabonetes antissépticos provoca irritações, ressecamento excessivo e descamação. 

“Recomendamos aos profissionais da área médica que hidratem bem as mãos e o rosto antes e depois da jornada de trabalho. Durante o plantão, tentem sempre repetir a rotina de hidratação a cada lavagem das mãos. Prefiram os hidratantes em creme e, para o rosto, os géis-creme”, aconselha o médico Daniel Dziabas*, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja na galeria as novidades de cosméticos para manter suas mãos limpas e sadias ao mesmo tempo.

 

* fonte: Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios