Durante anos, Martin Brofman (1940-2014) trabalhou como especialista em informática e computadores em Wall Street. Em 1975, foi diagnosticado com um tumor terminal na cervical. O médico disse que nada havia a ser feito. Ele resolveu se isolar em um sítio com livros sobre curas energéticas e por lá ficou cerca de 70 dias. Percebeu que tinha muito lixo emocional acumulado: mágoas, ressentimentos, culpas, pensamentos negativos e crenças limitantes.
Praticou meditação, exercícios energéticos de liberações emocional e mental e atenção plena. Após 20 dias, percebeu que não sentia mais dores e, quando retornou ao médico, não foram encontradas células cancerígenas.
A partir daí, Brofman dedicou mais de dez anos a pesquisas, criou a The Brofman Foundation for the Advancement of Healing e formou vários instrutores em todo o mundo. Ele acreditava que “aquilo que você acredita ser torna-se verdade”.
Gandhi Trópia, 52, graduado em psicologia é, atualmente, o único terapeuta do sistema corpo espelho em atividade no Brasil. Trabalhando com a técnica há 22 anos, ele já atendeu mais de 8.000 pessoas em 30 cidades de cinco Estados brasileiros.
“O sistema corpo espelho é uma terapia de três horas de duração em que se trabalha com a programação neurolinguística, a parte energética e o feed-back. Nesse sistema, sua vida e seu corpo são espelhos de sua consciência. A terapia baseia-se na ideia de que as partes do seu corpo que não funcionam bem refletem as partes da sua vida que não estão bem e provocam tensão na sua consciência. Tensão é estresse, e o estresse causa sintomas”, ensina.
Essa terapia é uma síntese da psicologia ocidental e das filosofias orientais baseadas nos chacras (centros energéticos). “Cada chacra pode ser associado a certas partes da consciência, bem como a determinadas áreas do corpo. Eles nos permitem ler o corpo como um mapa da consciência interior. Dessa forma, tensões no corpo refletem tensões da consciência, e os chacras fazem a interface corpo-mente e revelam o caminho para a cura”, diz o terapeuta.
Quando a pessoa chega ao consultório, Trópia levanta várias questões como: problemas atuais e do passado, metas, planos, o que ela viveu de mais importante, traumas e medos. Depois, a pessoa escreve uma lista de metas e de questões que quer resolver nas áreas da saúde, afetiva, familiar, profissional, financeira, espiritual. Escreve qual cura quer realizar, seja com pessoas do passado, medo de elevador, acidente de carro, bullying, por exemplo.
“É preciso que o indivíduo reveja alguns contratos que celebra, normalmente, inconscientemente. Essa lista é o manifesto de seu livre arbítrio em relação a tudo de que deseja se desfazer, curar, e trazer novas determinações para sua vida.”, diz Trópia.
O próximo passo é a adequação da lista feita pelo cliente dentro da neurolinguística. “Depois começo a quarta fase, a da reprogramação energética por meio dos sete chacras, usando técnicas de limpeza, raspagens, visualização de cores, transmissão de energia e liberação de traumas. Tudo em sintonia com o eu superior da pessoa, com sua consciência crística. Para fechar, informo para a pessoa como estava seu campo energético (que conta mais sobre ela do que seu próprio relato), os bloqueios encontrados, a cor e a vibração dos chacras. Não é hipnose nem regressão”, ressalta o terapeuta.
É o que atesta Silvana di Francia, 56, empresária. “Há quatro anos tinha um projeto que não conseguia colocar em prática. Depois do atendimento com o sistema corpo espelho, com o Gandhi Trópia, obtive o desbloqueio e o fortalecimento de meus potenciais e criei, há quatro meses, A Casa Tereza, um ateliê em Conselheiro Lafaiete. Estou muito feliz e percebo como esse processo foi importante para minha tomada de decisão”, comemora.
Os sete chacras recebem estímulos para o equilíbrio
Caso você queira libertar-se de um sintoma, é importante ter consciência do estresse que o originou, trazendo harmonia às partes da sua vida que não têm funcionado de forma adequada.
O sistema corpo espelho tem como objetivo trabalhar todas as áreas do ser. “É um divisor de águas, pois faz com que a pessoa se comprometa com suas escolhas e protagonize sua história. No chacra básico, trabalhamos as questões materiais, trabalho, dinheiro, sobrevivência, casa, família, saúde, estudo, segurança e a relação com a mãe terra e a mãe física. No chacra lombar, é trabalhada a criança interior, o jogo de cintura, a espontaneidade, a sexualidade, os vícios, a reprodução, a fertilidade, o prazer e a autoestima”, revela Gandhi Trópia.
No plexo solar, ele trabalha a personalidade, a autoconfiança e o sistema digestivo. No chacra cardíaco, os relacionamentos, as mágoas, os ressentimentos e as culpas. No laríngeo, a expressão, o planejar, o agir, as conquistas.
“No frontal, que está ligado ao sistema endócrino, estimulo a parte mental superior, a intuição, o discernimento e a clareza de propósitos. No coronário, é trabalhado o sistema nervoso, o pai físico e celestial, a consciência universal e os sentimentos de merecimento e gratidão”, finaliza Trópia.
Método
Aplicação. Não existe qualquer tipo de manipulação física na utilização da técnica. Apenas um suave toque, caso não entre em conflito com a filosofia ou sensibilidade da pessoa.
Benefícios
Resgata a autoestima;
Trabalha com a inteligência emocional, estimulando a flexibilidade e a autonomia;
Desperta a consciência;
Libera as somatizações orgânicas;
Traz motivação e leveza para a vida e comprometimento com a felicidade;
Libera travas, crenças limitantes e medos;
Ajuda o indivíduo a ser protagonista da sua vida.
Indicações
Depressão;
Síndrome do pânico;
Comportamentos compulsivos;
Doenças psicossomáticas;
Ansiedade;
Fobias;
Problemas nos sistemas digestivo, respiratório, hormonal e imunológico;
Dependências químicas e medicamentosas;
Solidão virtual.
Depoimento
“Há 30 anos atuo como advogado, uma profissão estressante, pois trabalha com prazos. Cheguei a uma fase da vida em que percebi que precisava dar uma parada e refletir. Eu havia assistido a uma palestra sobre o sistema corpo espelho, e resolvi fazer uma sessão. Essa é uma terapia única, e os resultados foram surgindo aos poucos. Para isso, é preciso ter sensibilidade e percepção para entender os rumos de sua vida. Há mudança de valores, reflexões sobre o que realmente é importante e o que não tem significado, a busca de novas maneiras de viver e a revalorização de metas.
Comecei a melhorar de dentro para fora, a me sentir uma pessoa mais equilibrada e harmonizada com o ambiente e com o cosmo, alinhada com o universo, preocupada com a natureza e o ser humano. A terapia mostra um caminho para você crescer espiritualmente e se curar, pois sabemos que 90% das doenças físicas e psicológicas são fabricadas por nós. É o veneno da vida que vamos tomando. Não acontece mágica, mas você aprende a ressignificar sua vida e passa a pensar a partir daquilo que realmente importa e a se desapegar do que traz desgosto, até se sintonizar com o Criador e com o seu eu. Você começa a se enxergar como é e a expulsar toda a sujeira espiritual e mental”.
Dalmar Morais Duarte, 51,
advogado
SERVIÇO: O contato de Gandhi Trópia é: www.gandhitropia.com.br ou (31) 99391-8781.