Um setor gigantesco, com uma história sólida, presente em todas as regiões de Minas Gerais. Um evento que, há dez anos, fomenta negócios para a cadeia produtiva de moda, fortalecendo as organizações, gerando oportunidades de emprego, renda e qualidade de vida. A junção de tudo isso em passarelas que expressam vigor e estímulo, em passos firmes e largos, em direção ao êxito.
Terá início, nesta terça-feira (3), mais um Minas Trend. O evento, que apresenta a coleção outono/inverno 2018, acontecerá até sexta (6), no Expominas, em Belo Horizonte. Dando continuidade ao tema “ano.dez”, essa edição encerrará as comemorações referentes ao seu aniversário, iniciadas em abril, trazendo diretrizes não somente para a manutenção da moda mineira, mas também para o seu crescimento (veja programação no infográfico ao lado).
“Com esse forte apelo para os negócios, o Minas Trend se consolidou e hoje é considerado um dos mais importantes eventos do setor na América Latina. Para o Sistema Fiemg e nossos parceiros, é motivo de orgulho e satisfação podermos colaborar ativamente para fortalecer a cadeia produtiva da moda mineira”, afirma Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), entidade realizadora do evento.
O profissional ressalta que um dos pontos fortes do Minas Trend é a união. Expositores de diferentes segmentos, como acessórios, joias, bijuterias, calçados e bolsas não só marcam presença no local, mas mostram para todo o mundo o que é produzido no Estado. “A criatividade, a inovação e a qualidade de nossa indústria ficam evidentes e fazem com que ganhemos mercado”, afirma Machado.
Inovação. Como não poderia deixar de ser, em um evento de tão grandes proporções, uma das características principais é a inovação. Conforme frisa Machado, a sua criação, no ano de 2007, já contou com a capacidade intrínseca de reinvenção. É possível perceber, ao longo de suas realizações, o trabalho para estimular e refletir a busca constante por melhorias da cadeia produtiva da moda mineira, o que influencia as escolhas que são feitas para a realização do Minas Trend.
E se temas de destaque são o que não faltam, esta edição resgata as riquezas culturais, humanas e geográficas de diferentes paisagens de Minas Gerais, sobretudo do Vale do Jequitinhonha e da bacia do Rio Doce.
“O trabalho na bacia do Rio Doce faz parte também de uma ação maior do Sistema FIEMG, que é o ‘Minas no Caminho das Água’. É nossa preparação, envolvendo toda a sociedade mineira, para estarmos de forma marcante, em março do próximo ano, em Brasília, no Fórum Mundial da Água”, diz Machado.
Outro diferencial desta edição será o desfile, realizado pela primeira vez, do Sindicato das Indústrias de Joalherias, Ourivesarias, Lapidações e Obras de Pedras Preciosas, Relojoarias, Folheados de Metais Preciosos e Bijuterias no Estado de Minas Gerais (Sindijoias-Gemas/MG), que reúne diversas marcas.
Construção. Segundo Machado, o Minas Trend é um evento vivo, e é justamente esse fator que faz com que ele cresça a cada edição, mesmo diante de um cenário, muitas vezes, desafiador. “Passamos por períodos de maior pujança econômica e por outros, mais recentemente, de queda em nossos indicadores. Sempre nos adaptamos aos momentos de mercado e de estruturas sociais para que pudéssemos receber as empresas expositoras e compradoras dentro de suas realidades”, destaca o profissional.
E a própria história e os números do evento mostram como toda a atuação tem resultado positivamente. Até 2010, por exemplo, o evento era realizado no Alplaville Lagoa dos Ingleses, em um espaço de tamanho menor do que o do Expominas – a área de exposições e de feira passou de 12 mil metros quadrados para 25 mil metros quadrados. Os 160 estandes de antes cresceram para mais de 250. E, se no passado, 180 marcas participavam, hoje já são aproximadamente 220.
“Ao longo desses dez anos, tem sido fundamental o apoio de entidades que, muito mais do que parceiras, construíram o Minas Trend junto com a Fiemg. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderada pelo presidente Robson Andrade – criador do evento e fundamental para ele desde o princípio –, é exemplo disso. Parceira de primeira mão, a CNI acredita na força da cadeia produtiva da moda mineira para alavancar negócios em todo o país”, destaca Machado.
E o que se pode esperar para os próximos aniversários? “O Minas Trend nasceu com o objetivo de desenvolver a moda em Minas Gerais, como um evento de negócios e de lançamento de tendências. Isso, certamente, permanecerá nos próximos dez anos”, finaliza Machado.