Neste ano, a Campus Party (CP) vem diferente para Minas. Com o nome de Campus Party Experience, o evento será menor e acontecerá, entre 7 e 10 de novembro, na Serraria Souza Pinto. Nos dois anos anteriores, foi realizado no Expominas. Em 2018, a tradicional área de camping não vai acontecer.
Em compensação, a entrada será gratuita para todas as palestras por meio de inscrição prévia no site da CP. As atrações ainda não foram divulgadas. Mas a organização afirma que serão cerca de 70 palestrantes, três palcos e mais de cem horas de conteúdo, entre palestras e workshops. No ano passado, foram 250 horas de conteúdo, o que dá bem a dimensão do corte.
“Mesmo com as incertezas no cenário político-econômico, a Campus Party não poderia virar o ano sem passar por Belo Horizonte, uma das suas praças mais importantes. Queremos que os mineiros tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência, que pela primeira vez será totalmente gratuita”, diz Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.
Como nos anos anteriores, a Campus Party faz parte da programação da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). Segundo a assessoria de imprensa do órgão estadual, a Finit funcionará como um festival, com eventos “espalhados pela cidade, sobre inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia”. Nos anos anteriores, a Finit aconteceu no Expominas, envolvia uma feira de negócios e, em 2017, recebeu 75 mil visitantes. A secretaria informou que as mudanças ocorreram pela dificuldade de se obter recursos e pelas limitações de divulgação impostas pela legislação durante o período eleitoral.
Já a expectativa da organização da Campus Party é receber cerca de 5.000 pessoas por dia. No ano passado, a edição mineira recebeu 6.000 “campuseiros”, como são chamados os pagantes do evento, com 1.200 deles acampados.
Campus Party MG
Data: 7 a 10 de novembro
Local: Serraria Souza Pinto
Temas: Internet das Coisas, blockchain, cultura maker, empreendedorismo, drones, hackathons, startups, simuladores educação.
Inscrição: No site.
Espaços: Palco principal Feel the Future (palestras); Espaço Empreendedorismo, ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática; Espaço workshops para Coders (voltado para quem gosta de programar) e para Makers (interessados na cultura maker ou mão na massa).
No mundo
Edições
Além do Brasil, a Campus Party acontece na Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura.