Na contramão da tendência das low cost, em que o viajante leva apenas a bagagem de mão, se espreme entre as cadeiras e abdica de qualquer sinal de conforto em nome da economia, dezenas de companhias aéreas incrementam as classes mais luxuosas de seus aviões. Os mimos são inúmeros, e a série de regalias exclusivas só cresce – afinal, há quem pague.

Para se ter uma ideia, o bilhete aéreo entre Rio de Janeiro e Dubai – na primeira classe –, pela Emirates, sai por cerca de R$ 77.255. Consulta de tarifa para o mês de março, ida e volta, já com taxas.

A companhia aérea árabe está entre as dez melhores do mundo para se viajar segundo ranking de 2018 da consultoria Skytrax, referência na indústria de aviação. O primeiro lugar ficou com a Singapore Airlines, que desde 2016 atua no Brasil apenas por meio de empresas parceiras. O segundo lugar ficou com a Qatar Airways, seguida pela ANA ALl Nippon Airways, Emirates e EVA Air. A avaliação é feita pelos próprios passageiros por meio de questionários online. Veja a lista completa aqui.

Os mimos dos passageiros de primeira classe vão desde inimagináveis e espaçosas suítes privadas até a amenities de marca francesa e caviar. Confira!

 

 

Air France

Entra ano e sai ano, e a Air France figura entre as companhias mais premiadas por seus serviços. Em 2018, a empresa venceu nas categorias melhor refeição a bordo, melhor refeição em lounge e melhor kit de amenities da primeira classe em concurso da Skytrax. Brasileiros podem desfrutar dos mimos da “La Première”, da companhia francesa, em voos da rota Paris-São Paulo, operados cinco vezes por semana. O assento se converte em uma cama com 2 m de comprimento e cortinas garantem privacidade. No menu, nada menos que caviar e pratos estrelados do Guia Michelin, elaborados por chefs como Régis Marcon, Guy Martin e Anne-Sophie Pic, premiados internacionalmente. O kit de amenities é de marca francesa e conta até com máscara relaxante para a área dos olhos. Cada passageiro tem sua própria tela HD touch de 24”. Fones, que custam em média R$ 700, ficam disponíveis. Se tudo isso ainda não o impressionou, a Air France oferece o serviço Wijet, jato exclusivo que pode buscar ou levar o passageiro até o aeroporto de Charles de Gaulle, na capital francesa. A transferência entre os voos é feita – apenas – de limusine. airfrance.com.br.

 

Singapore

Há quem diga que a suíte, nova cabine exclusiva da Singapore no A380, é maior que o próprio quarto. Brincadeiras à parte, não à toa, a companhia é a número 1 do mundo, segundo a Skytrax. Além da cama – de casal –, há uma poltrona reclinável a 45°, especial para pouso e decolagem. Uma porta de correr garante a privacidade, e persianas fecham a um toque. O monitor de entretenimento tem 32”, e um sistema inteligente grava suas preferências para voos futuros. No jantar, os talheres são de porcelana inglesa e o menu é de alta gastronomia. O passageiro conta ainda com seu próprio lavatório, com produtos para se “recompor” para o desembarque. Diante de tudo isso, a primeira classe fica quase insignificante: um assento mais espaçoso e um pouco mais privado, menu gourmet e entretenimento individual num monitor de 23”. singaporeair.com.

 

Qatar Airways

Cama de casal numa cabine privada dentro de um avião. Apresento-lhe o nível de luxo da Qatar. Ok, esse super mimo é oferecido apenas em voos noturnos de longo percurso ou ultra-longos. Mas se é o caso da sua viagem, a experiência de conforto promete (e muito). Tem pijama, chinelinho e até plaquinha de “Não perturbe” para ser pendurada na porta, garantindo aquele soninho ininterrupto. Café árabe é servido em louça fina, o menu é à la carte e há Wi-Fi à bordo. qatarairways.com.

 

 

Emirates

A empresa não brinca quando avisa que o voo “é quase tão bom quanto o seu próprio jato particular”. Eleita em 2018 como a quarta melhor companhia aérea pela consultoria britânica Skytrax, o passageiro tem uma experiência digna de sheik. No gigante dos ares, o A380, a Emirates oferece suítes privativas. Basta fechar as portas – que (pasmem!) vão do chão até o teto –, desligar as luzes e curtir um cineminha particular. O assento é totalmente reclinável, e o passageiro tem total conforto para dormir. Se prefere socializar, há um bar com pegada lounge para você tomar uns bons drinks e bater um papo com seu vizinho de cabine. Um menu gourmet é ofertado, assim como uma carta de vinhos especial. Caso queira, o passageiro pode tomar um banho antes do avião pousar para chegar ao seu destino sem aquela tradicional cara amassada de viagem. emirates.com.

 

TAP

A TAP, companhia portuguesa que tem voos diretos de Belo Horizonte para Lisboa, tem serviço de luxo no mais novo avião da frota: A 330 neo. Toda o interior da aeronave tem design arrojado e sistema de iluminação em LED, que permite maior conforto na hora do seu sono. As poltronas-cama reclinam 180 graus na executiva e as tradicionais mantas foram substituídas por edredons. O kit de amenities é parisiense. O compartimento de bagagem é 66% maior. Os passageiros contam com Wi-Fi a bordo e o sistema de entretenimento é de última geração, com 100 filmes no catálogo. O menu, elaborado por renomados chefs, valoriza a rica gastronomia portuguesa e conta com as saborosas sobremesas típicas do país, além de uma carta de vinhos locais.

 


American Airlines

Em sua primeira classe, a American Airlines oferece do clássico pijama para uma noite relaxante no assento que vira cama até o menu preparado por chefs da cozinha mundial. Voos saindo de Miami contam, por exemplo, com hambúrguer e coquetéis criado pela bartender nova-iorquina Pamela Wiznitzer. Torta com confit de pato, ossobuco de cordeiro e risoto de grão milenar kamut são algumas das outras opções do cardápio. Há entretenimento individual e kit especial de amenities. Os espaços dos assentos da primeira classe, claro, são generosos. Informações: aa.com.br.

 

Delta

Além da “Primeira classe” e da “Delta Premium Select”, a companhia aérea de origem norte-americana oferece a experiência Delta One. Estamos falando de suítes em um avião. Sim, divisórias permitem que você se refugie em seu próprio mundo durante o voo, com direito a iluminação ambiente personalizável e assento-cama, que reclina-se em 180°. Quando bater aquele soninho, é só ajeitar o travesseiro, esticar as pernas e puxar o seu edredom da Westin Heavenly. As refeições são elaboradas por chefs e são servidas em louças da marca italiana Alessi. Há uma seleção de cervejas, vinhos e destilados à disposição. Há tomadas a bordo e sistema de entretenimento individual. Um kit luxo da TUMI é entregue a cada passageiro com amenities da marca premium Kiehl’s Since 1851. A empresa ainda oferece um comissário de bordo dedicado na cabine. pt.delta.com.

 


British Airways

O conceito de suítes também vigora na British Airways. O assento vira cama e, além de edredon, você tem direito a um pijama. No avião 787-9, os usuais 14 lugares se transformaram em apenas oito para garantir maior conforto ao viajante. Há tela para entretenimento individual. O menu é elaborado por chefs renomados mundialmente. Champanhe, vinhos e destilados estão à disposição. Antes do voo em Londres ou Nova York, os passageiros de primeira classe têm ainda acesso exclusivo a um lounge luxuoso e direito a massagens relaxantes no spa da companhia. britishairways.com.

 

Latam

Na classe Premium Business da Latam as poltronas viram cama, inclinando-se 100% na horizontal. No quesito entretenimento, cada assento tem uma tela de 15,4”, com um catálogo de 150 filmes. Amenities franceses são disponibilizados para os passageiros. O menu conta com cardápio exclusivo, com pratos da alta gastronomia latina, além de uma carta de vinhos elaborada pelo sommelier Héctor Vergara. latam.com.