A Satis encerrou o ciclo agrícola 2024-25 com uma estratégia de expansão que inclui a entrada em novas regiões e culturas, reforçando seu compromisso com a diversificação e sustentabilidade no agronegócio brasileiro.
Apesar dos desafios, a empresa conquistou avanços importantes, como a entrada em segmentos estratégicos. Destacam-se operações na cana-de-açúcar no Nordeste e Sudeste, cultivo de uva no Vale do São Francisco e produção de melão na região de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
José do Nascimento Ribeiro, presidente da Satis, afirma que "a diversificação do portfólio e a aproximação com novos polos produtivos são parte da estratégia de crescimento sustentável". Para 2025-26, a expectativa é de retomada no mercado de forma geral, com a projeção de aumentar em 20% seu faturamento, que nesta última temporada ficou próximo aos R$ 100 milhões. O resultado praticamente repete o feito do ano anterior (23-24), reforçando a consistência da companhia frente às instabilidades do cenário econômico nacional. A proposta da Satis para a nova temporada é reforçar o foco em culturas que historicamente sustentam seu desempenho, como soja, café, milho, feijão e hortifrúti.
Além disso, a empresa sediada em Araxá/MG continuará investindo em mercados promissores como o de frutas no Vale do São Francisco, a cana e, especialmente, ampliação do segmento de bioinsumos, com o reforço da linha de biodefensivos. Atualmente, os bioinsumos já respondem por mais de 10% do faturamento da Satis. A expectativa é alcançar 15% nesta temporada, com o lançamento de novos produtos de biodefensivos e agentes biológicos.
Este segmento de atuação, inclusive, ganha atenção especial no plano estratégico da marca, que prevê investir cerca de 10% do faturamento na área de bioinsumos nos próximos cinco anos, com uma linha de produção exclusiva até 2028. A iniciativa integrará o movimento de modernização da indústria, estoque e logística. O diretor executivo da Satis, Vanderlei Corral, aponta que entre as prioridades já para a atual temporada está o fortalecimento da presença no Mato Grosso e no Oeste da Bahia, onde será inaugurado até setembro um centro de distribuição com uma loja. Com isso, a capacidade total de armazenamento da empresa será superior a 600 mil litros.
A iniciativa reforça a estratégia de proximidade com os produtores e agilidade na logística de atendimento às demandas regionais, em resposta ao comportamento do produtor, que vem optando por compras de insumos cada vez mais próximas da aplicação devido às variações do mercado. A Satis dispõe de sete pontos de armazenamento em regiões estratégicas do agronegócio: dois em Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
“O cenário seguirá exigente, com questões importantes ligadas ao crédito e à necessidade de equilíbrio entre custo de produção, rentabilidade e sustentabilidade. Estamos preparados para enfrentar esses desafios e continuar apoiando nossos parceiros”, destaca Vanderlei Corral.
Sobre a Satis
Especialista em desenvolver soluções em nutrifisiologia e adjuvantes para o campo, a Satis com 25 anos de atuação no mercado brasileiro volta seu olhar ao futuro para, cada vez mais, entender e se antecipar às necessidades dos produtores com soluções adequadas para o agronegócio sustentável. Seu conceito “Lavoura saudável. Negócio sustentável” traduz e reforça a conexão da empresa com o campo e a importância de uma produtividade mais inteligente, alcançada com tecnologias e manejos adequados para garantir maior rentabilidade sem prejuízos ao meio ambiente.
A cultura da inovação, fomentada por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá (MG), sua cidade-sede, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental nessa jornada. Como resultado, a Satis oferece um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, cana-de-açúcar, algodão e HF. E sem descuidar, também, de tecnologias de aplicação que auxiliam as pulverizações agrícolas, reduzindo perdas e potencializando a ação dos produtos. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios.