Dados da consultoria automotiva Jato Dynamics apontam que os carros com câmbio automático representam hoje 40% das vendas de veículos novos no país. Mas afinal, qual é o sedã automático mais barato do Brasil atualmente? É o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT.
O sedã custa a partir de R$ 94.321 e usa o conhecido motor 1.3 FireFly, aspirado, que entrega até 107 cv de potência. A versão é a maior novidade da linha 2023 do carro da Fiat. Hoje, o principal rival do modelo da Fiat é o Chevrolet Onix Plus que, na versão automática, não sai por menos de R$ 98 mil.
O Fiat Cronos Drive 1.3 CVT é a configuração logo abaixo da top de linha do sedã - o Cronos Precision - que traz o mesmo conjunto motor/câmbio da versão Drive. O preço cobrado pelo sedã automático mais acessível do Brasil condiz com o pacote de equipamentos de série.
Pacote é básico
O Cronos Drive 1.3 CVT sai de fábrica com itens básicos como ar-condicionado manual, painel de instrumentos com computador de bordo digital, direção elétrica, volante multifuncional, sensores de estacionamento traseiros, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, entre outros.
O sedã também vem com os obrigatórios freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do airbag duplo frontal, perdendo ponto para o Onix Plus, que tem 6 airbags de série. Os únicos opcionais do Cronos Drive 1.3 CVT são as rodas de liga leve aro 15 e a básica câmera de ré.
Na versão Drive 1.3 AT, o Cronos 2023 é equipado com a conhecida central multimídia da Fiat com tela de apenas 7 polegadas, um ponto negativo. A conectividade com o celular é garantida por meio do Android Auto ou Apple CarPlay, mas ainda via cabo, pela entrada USB frontal.
Câmbio CVT faz toda diferença
O chamariz da versão é mesmo o inédito câmbio automático CVT, que proporciona uma ótima média de consumo ao sedã da Fiat, além, claro, do conforto de não ter que passar marcha.
No teste do Super Motor, o Cronos Drive 1.3 AT fez 8,5 km/L abastecido com etanol e em percurso misto (cidade/estrada). Pelos números oficiais do Inmetro, com gasolina no tanque, o sedã automático da Fiat pode chegar a rodar 13,4 km/L em ciclo urbano.
Rodar macio e seguro
Ao volante, o Fiat Cronos automático proporciona uma condução agradável ao motorista. O sedã se mostrou equilibrado e seguro na pista com respostas ágeis as pisadas no acelerador e baixo nível de ruído interno.
A calibração da suspensão rende pontos extras de conforto ao sedã da Fiat. A transmissão CVT tem sistema de troca manual das sete marchas simuladas por meio da alavanca de câmbio, mas nada de “borboletas” atrás do volante, que traz ajuste de altura apenas.
Acabamento honesto
Por dentro, o acabamento interno do Fiat Cronos segue simples, com plástico rígido dominando o painel e os forros das portas, mas é bem arrematado. O sedã italiano também oferece um bom espaço interno.
A bordo do Cronos, quatro adultos viajam com total conforto. O porta-malas de 525 L do Cronos Drive 1.3 AT é amplo, mas tem um sério contratempo. Injustificavelmente, o banco traseiro da versão não é rebatível e o item é oferecido só no Cronos Precision, o top de linha.
Em suma, o Fiat Cronos Drive 1.3 CVT provou ser uma opção atraente de compra para quem anda pensando ter um carro automático com bom espaço interno, confortável, desempenho dentro da média e, sobretudo, por um valor que caiba no orçamento da família.
Ficha técnica - Fiat Cronos Drive 1.3 CVT
Motor: 1.3 flex, aspirado, 4 cilindros em linha
Potência máxima: 98 cv a 6.000 rpm (gasolina) / 107 cv a 6.250 rpm (etanol)
Torque máximo: 13,2 kgfm a 4.250 rpm (gasolina) / 13,7 kgfm a 4.000 rpm (etanol)
Transmissão: Câmbio automático CVT - 7 marchas simuladas (modo manual) ou de relações variáveis (modo automático)
Freios: dianteiros a disco, traseiros a tambor
Suspensão: dianteira do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora; traseira com eixo de torção com rodas semi-independentes
Pneus/rodas: 185/60 aro 15 de liga leve
Dimensões: 4,36 m (C); 1,72 m (L); 1,51 m (A); 2,52 m (entre-eixos)
Porta-malas: 525 L
Tanque de combustível: 47 L
Consumo (Inmetro): ciclo urbano: 13,4 km/L (gasolina)/ 9,3 km/L (etanol) ciclo estrada: 14,9 km/L (gasolina)/ 10,8 km/L (etanol)