Os donos de bares e restaurantes estão apreensivos com um novo fechamento dos estabelecimentos em Belo Horizonte, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Isso porque o prefeito Alexandre Kalil marcou uma coletiva de imprensa para esta quarta-feira (30) junto com o comitê de combate à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). Embora ainda não se saiba o que será anunciado, representantes do comércio e de bares estão temerosos com novos fechamentos.
"Entendemos a gravidade da doença e que cuidados devem ser tomados, mas os bares e restaurantes reabriram no início de setembro e até o fim de outubro, todos os indicadores melhoraram permanecendo verdes. As eleições colocaram milhares de pessoas nas ruas e o resultado foi a subida dos 3 indicadores. Por que ignoraram o vírus durante a eleição? Interesse próprio? É muito fácil entender que os bares e restaurantes não deveriam estar sendo perseguidos pela prefeitura da forma covarde que estão sendo. Será que a PBH fez algum estudo para comprovar o índice de contaminação em bares e restaurantes que seguem os protocolos e esqueceram de apresentar para a cidade? Ou é só achismo mesmo?", questionou a Abrasel.
De acordo com a Abrasel a estimativa de perda de faturamento em 2020 é de R$ 1 Bilhão. A associação destacou que a cidade está perdendo o título de Cidade Criativa da Gastronomia e que milhares de empregos vão ser perdidos caso haja novos fechamentos. A Abrasel questionou também o motivo para o uso de máscaras pela população não é cobrado pela prefeitura e disse que gostaria de um diálogo mais aberto e de uma solução conjunta com a prefeitura para a situação dos bares.
"As notícias de aglomerações no período de Natal continuam chegando e a fiscalização não tem como coibir esses eventos particulares que são responsáveis por mais de 70% dos casos de contaminação conforme estudo feito em Nova York", complementa a associação.