Em alerta

Empresas de transporte reforçam orientações e cuidados para evitar o coronavírus

Responsáveis por transporte por ônibus, metrô e táxi adotam cautela e pedem atenção especial de funcionários e usuários para diminuir disseminação da doença

Seg, 16/03/20 - 14h06
Usuários do transporte público precisam tomar cuidados | Foto: Ramon Bitencourt/O TEMPO

Ao mesmo tempo em que o coronavírus se propaga e aumenta os cuidados de toda a população, algumas situações do cotidiano são inevitáveis. Muitas pessoas precisam se deslocar diariamente de casa para o trabalho e vice-versa, tendo o transporte público táxis e o serviço de aplicativos como opções disponíveis.

Enquanto ônibus, metrôs e trens contam com uma aglomeração constante durante todo o dia, com um risco maior de contágio, os carros de táxis e empresas como

Uber e 99 também não ficam isentos em virtude da rotatividade de usuários. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) orientou todas as empresas afiliadas à intensificar as limpezas dentro dos veículos, principalmente naqueles que possuem ar condicionado e contam com janelas
travadas. Locais como balaústres e pega-mãos estão tendo cuidado reforçado com a higienização.

Por meio de circular enviada na semana retrasada, a empresa que motoristas e funcionários tenham cuidado especial com a higienização das mãos e antebraços antes e depois de viagens. Cerca de 50% da frota da capital mineira conta com ar condicionado, não permitindo a ventilação que acontece nos outros veículos.

Nos ônibus sem trava, a orientação é para que a circulação aconteça com as janelas abertas para facilitar a dispersão das partículas no ar. Aos usuários, o sindicato reforça o pedido de higienização, além de sugerir, caso possível, que os deslocamentos sejam feitos fora do horário de pico. Até segundo ordem, a possibilidade de suspender ou diminuir viagens não é considerada.

Nesta segunda-feira, está programada reunião entre prefeitura de Belo Horizonte, BHTrans e empresas de táxi para definição de novas diretrizes sobre o assunto. Até o fechamento desta edição, o encontro não havia terminado, mas uma definição seria a afixação de cartazes nos ônibus com orientações sobre a prevenção. As Tv´s instaladas dentro dos veículos também irão divulgar vídeos com as informações necessárias.

O Setra é vinculado à Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que também emitiu nota sobre cuidados a serem tomados por passageiros e funcionários. Uma das sugestões é que os usuários, sempre que viável, escolham rotas que envolvam apenas um meio de transporte. Para os operadores, a
recomendação é que seja utilizado o sistema de ar-condicionado dos ônibus no modo de ventilação aberto, além de disponibilizar espaços, como sites, redes sociais e TV de bordo para cartazes informativos sobre a prevenção do coronavírus.

Aplicativos

Apesar do menor risco se comparado aos transportes públicos, as empresas de aplicativos também reforçam as orientações que já se tornaram padronizadas. No site da 99, existe uma lista de recomendações para se prevenir como andar com os vidros abertos para arejar o veículo sempre que possível, evitar contato físico com o motorista, como aperto de mãos, lavar as mãos frequentemente sempre com água e sabão e evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

O contato com dezenas de passageiros em poucas horas despertou o medo em Braulio Ciorini, motorista de aplicativo. Ele preferiu se precaver, ficando em casa, abrindo mãos das corridas e do dinheiro que ganharia com o trabalho de transporte. "Não cheguei a receber nenhuma orientação da empresa, mas decidi parar por pelo menos 10 dias. Por muitas vezes, passamos pela área hospitalar e o risco aumenta. Tenho colegas que preferiram seguir trabalhando normalmente, mas o perigo está solto. Muita gente está achando que é brincadeira, mas estamos longe disso", afirma. Residindo em Macacos, seu receio aumentou ao saber que um 
morador da cidade retornou, há poucos dias da Itália e passou por exames para saber se estaria contaminado.

A Uber, por meio de nota, informou que "está sempre trabalhando para ajudar a manter todos os que usam seu serviço em segurança" A empresa garante que possui uma equipe global dedicada, que conta com a consultoria de um especialista em saúde pública, trabalhando para responder em todas as cidades em que opera ao redor do mundo. "Permanecemos em contato próximo com as autoridades locais e continuaremos a seguir as orientações para ajudar a impedir a propagação do coronavírus", completa o comunicado. 
Caso algum motorista da empresa seja contaminado ou orientado a ficar em quarentena, receberá assistência financeira durante até 14 dias enquanto sua conta estiver suspensa. Uma das medidas da Uber foi disponibilizar desinfetantes para ajudar os motoristas a manter o carro limpo. Parcerias com fabricantes e distribuidores deste tipo de produto estão sendo buscadas para aumentar a disponibilidade, com as cidades mais afetadas recebendo prioridade.

A Coopertaxi, uma das principais cooperativas de táxi de Belo Horizonte, adotou padrão de enviar mensagem automática para seus motoristas três vezes por dia,
sugerindo que as viagens acontecem com ar desligado e vidros abertos. Os motoristas disponibilizam, ainda, álcool gel para os passageiros.

Esta matéria está em atualização.

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