A situação do entorno da Praça Marília de Dirceu, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte ainda era de caos na manhã desta quinta-feira (30). A área foi uma das mais atingidas durante o temporal registrado na noite de terça-feira (28) na capital mineira.
 
A rua Marília de Dirceu foi completamente destruída. O asfalto foi levado pela força da água e crateras se abriram ao longo da via. Nas calçadas também há buracos provocados por queda de árvores. Placas de trânsito foram arrancadas, uma banca de revista teve a estrutura toda retorcida e estabelecimentos comerciais tomados pela água e lama.
 
Veja imagens de João Lêus na região:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em 30 de Jan, 2020 às 6:37 PST

 

Na manhã desta quinta, os comerciantes seguiam com o trabalho de limpeza e contabilizando os prejuízos do temporal. Segundo o proprietário de um restaurante na rua, Gilberto Sebastião da Silva, o prejuízo de manter o restaurante fechado chega a R$ 15 mil por dia.

Ele não teve o estabelecimento invadido pela água pois está em um pavimento superior. Porém, o acesso ao local foi destruído por conta da queda de uma árvore. Além disso, parte da rua onde está localizado o restaurante está sem água e sem gás canalizado. 
 
“Uma árvore enorme, inclusive já tínhamos avisado a prefeitura que essa árvore estava caindo, caiu e abriu um buraco enorme. Além de não tem como funcionar, não tem como nem a gente receber mercadoria”, disse.

O presidente da Associação de Moradores e Lojistas do Bairro de Lourdes, Jeferson Rios, convocou uma reunião na próxima sexta-feira (31) para que os atingidos discutam a situação do bairro e levantem as demandas a partir dos transtornos causados pelas chuvas. “Estamos preocupados e preparando para que não aconteça mais isso. E para isso vamos fazer uma reunião com presença da CDL, Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil e representantes da Prefeitura, além dos comerciantes e moradores”.

 
Equipes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da BHTrans, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) estavam na região nesta quinta-feira para realizar a limpeza e desobstrução a via. A previsão da Sudecap era de que a rua tivesse o tráfego liberado ainda hoje. 
 
Em resposta, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) informou que o fornecimento de gás já havia sido restabelecido na quarta-feira (29) e que iria verificar o problema do estabelecimento. Já a Copasa informa que o abastecimento de água do bairro Lourdes será normalizado, gradativamente, ainda na tarde desta quinta-feira.