Até a próxima segunda-feira (20), o Hospital da Baleia pretende vacinar contra a Covid-19 1.114 profissionais que trabalham na assistência aos pacientes com o novo coronavírus, como médicos, enfermeiros e técnicos, além do setor de apoio, que inclui funcionários da portaria, limpeza e transporte.

A imunização na unidade de saúde, que fica na região Leste de Belo Horizonte, teve início na manhã desta quarta-feira (20), depois que o hospital recebeu mais de mil doses da CoronaVac. Todo o conteúdo dos frascos será aplicado para, segundo a coordenadora da Enfermagem, Cynthia Lloyd, garantir que os funcionários que têm contato com os infectados sejam imunizados.

A segunda dose da vacina será aplicada quando o Ministério da Saúde enviar outra remessa dos imunizantes. Responsável pela higienização das enfermarias de Covid, Maria Luzia Teixeira Santos, de 53 anos, não conteve a emoção ao ser vacinada. "Um presente de Deus. Me sinto muito feliz porque a pandemia trouxe muita tristeza, perdemos muitas vidas", declarou.

Além das vítimas hospitalizadas, ela também presenciou a doença dentro de casa, já que a irmã foi infectada. Para dar fim à pandemia, Maria Luzia espera que, em breve, toda a população seja imunizada. "Tenho certeza que será o melhor presente para todo mundo", disse.

CHEGADA DA VACINA NO HOSPITAL DA BALEIA - Doses da vacina Coronavac chegaram, nesta quarta-feira (20), ao Hospital da Baleia, região Leste de Belo Horizonte, onde os profissionais da saúde estão sendo imunizados #vacinacao #bh #cronavac pic.twitter.com/B3FKRrPKjR

— O Tempo (@otempo) January 20, 2021

Unimed

O Hospital da Unimed também iniciou o processo de vacinação dos colaboradores nesta quarta-feira. O primeiro imunizado foi o médico Lucas Viegas Martins, de 57 anos, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva.

Conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde de BH, os primeiros imunizados na cooperativa serão as equipes da linha de frente no atendimento à Covid. Os profissionais de saúde das unidades Betim e Contagem serão vacinados, conforme a Unimed, de acordo com o plano de cada município.