Chuva

Mais de 200 famílias estão desalojadas em Contagem após temporal

Na manhã desta segunda-feira (20), eles se concentram em uma escola da cidade

Por Carolina Caetano
Publicado em 20 de janeiro de 2020 | 08:28
 
 
Vila Barraginha, em Contagem, viveu caos durante temporal no domingo Foto: Fred Magno / O Tempo

Mais de 200 famílias estão desalojadas e nove desabrigadas após o temporal que atingiu Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Na manhã desta segunda-feira (20), eles se concentram em uma escola da cidade. 

O operador de máquinas Antenor Soares Sousa, de 52 anos, viu a casa ser invadida pela água e perdeu tudo. Há cerca de dois anos ele mora vila Barraginha sozinho na área, após perder a companheira assassinada. 

"Eu olhei para o chão e a água estava entrando. Em questão de cinco minutos eu perdi tudo. O policial pegou meus documentos. Passei a noite inteira acordada e estou aqui até agora", contou. 

De acordo com a Defesa Civil de Contagem, os desalojados foram para casas de parentes. "Nós estamos passando fazendo vistoria e limpeza nas vilas, também assistentes sociais. Vamos disponibilizar cestas básicas, colchonetes e água sanitária", explicou o coordenador do órgão, Samuel Lara.

Veja mais imagens de Fred Magno na Vila Barraginha:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em

"Até a água do vaso voltou", diz morador de Vila Barraginha

O eletricista Marco Túlio Rodrigues Alves, de 19 anos, ficou preso dentro de casa com duas crianças, uma de 1 ano outra de 3, a companheira e a sua sogra.

"A água entrou pela janela, pela porta. A porta não queria abrir por causa da força da água. Subimos no sofá, a geladeira tombou no meio da casa, até a água do vaso voltou. Pulei o portão e pedi ajuda para a Polícia Militar. Agora é trabalhar e começar tudo de novo", afirmou. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, as vilas atingidas em Contagem pelas águas do córrego Ferrugem foram: Vila Barraginha, Vila São Paulo, Vila Itaú, Vila Frigo Diniz, Vila Marimbondo e Sapolâdia. 

"Quem teve a casa tá atingida pode fazer contato com a nossa equipe nas próprias vilas ou ligar no telefone 199. Além de desalojados e desabrigados, tivemos muitas quedas de muros e alagamentos. Foram 50 ocorrências registradas em Contagem em um período de quatro horas", finalizou Samuel Lara.

Texto atualizado às 9h18