Por pouco não ocorre uma tragédia na avenida Nossa Senhora do Carmo, na altura do trevo do Belvedere, no fim da manhã desta quarta-feira (30).
Uma carreta carregada com chapas de ferro perdeu o controle, invadiu a pista contrária e se envolveu em um acidente com mais sete carros de passeio e uma moto.
A suspeita é que tenha havido falha nos freios do caminhão, que está atravessado na pista no sentido bairro da avenida, na altura do Trevo do Belvedere. O trânsito foi liberado por volta das 14h30.
No local é proibido o tráfego de veículos de carga.No entanto, o motorista, natural do Paraná, desconhecia a restrição.
Segundo a Polícia Civil, o motorista, que seguia de Timóteo, na região do Rio Doce, para Maringá, no Paraná, disse que subia a avenida por engano, e retornou na altura do Ponteio Lar Shopping, sem perceber as placas de proibição de tráfego.
Conforme o major Sandro Josefino, da Polícia Militar (PM), deste ponto em diante, o motorista perdeu os freios. “Foi então que ele acabou pegando a contramão e atingindo os outros veículos envolvidos, sendo quatro carros e uma moto”, afirmou.
De acordo com o major Josefino, a batida envolveu quatro carros e uma moto, além da carreta, mas o número pode aumentar. Outros veículos foram atingidos por pedras que voaram com a batida.
O major também informou que após o teste do bafômetro o motorista não apresentou embriaguez. Além disso, a documentação do veículo e do motorista estava em dia.
Conforme o Corpo de Bombeiros, ao todo foram quatro feridos. Uma das vítimas, Luciano Dantas de Paula, de 67 anos, foi socorrida de helicóptero para o HPS João XXIII. Ele teve ferimentos na face. Os outros feridos não precisaram ser encaminhados para o hospital.
Avisado
Testemunhas e pessoas que se envolveram no acidente contaram que tentaram avisar ao motorista da proibição. “Dois motoqueiros avisaram ele diversas vezes que o sentido era proibido, mas mesmo assim ele continuou. Foi pura negligência”, contou o almoxarife Rodrigo de Paula Soares, de 22 anos, que viu o acidente.
Questionado, o motorista não quis dar entrevista. Ele disse que, quando foi avisado da proibição, já não tinha mais como retornar. A previsão é que a carreta, que está carregada com chapas de ferro, só seja retirada no meio da tarde.
De acordo com a Superintendente de Ações Regionais da BHtrans, Maria Odila Matos, no local é proibida e há sinalização em toda faixa da avenida, e próximo ao local do acidente há um posto de atendimento que fiscaliza o tráfego.
"Em todo trecho há placas sinalizando e também temos um posto de fisacalização no trevo do Belvedere monitora esse fluxo e orienta os motoristas que por ventura adentre na avenida a fazer o retorno", explicou.