Ato público

Taxistas ficam 'de luto' contra o Uber nesta sexta-feira

Motoristas estão amarrando uma fita preta simbolizando o luto pela não regulamentação do aplicativo de caronas pagas; em contrapartida, o Uber distribui picolés como ação de marketing

Por JHONNY CAZETTA
Publicado em 24 de julho de 2015 | 11:07
 
 
Categoria amarrou fita preta como forma de protesto Alex de Jesus/O Tempo

Como forma de protesto pela não regulamentação do aplicativo de caronas pagas Uber por parte das autoridades mineiras, os taxistas de Belo Horizonte colocaram, nesta sexta-feira (24), uma fita preta em seus retrovisores, simbolizando o luto por conta do prejuízo gerado pela concorrência desleal alegada pela categoria. 

Os motoristas se reuniram a partir das 10h em um ato simbólico, em frente à sede do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), no bairro Ipiranga, na região Nordeste da capital. O objetivo é utilizar a fita preta nos veículos por tempo indeterminado, até que alguma decisão seja tomada com relação ao aplicativo de caronas pagas. 

Desta vez, a categoria optou por não fazer manifestação fechando o trânsito. "O transporte de passageiros de até sete lugares é exclusivo do táxi, segundo lei federal. Com isso o Uber é ilegal, mas está usando do poder econômico em campanhas de marketing para estabelecer esse aplicativo com a população, enquanto nós temos apenas o poder público", explica o presidente do sindicato, Ricardo Faedda. 

Ainda segundo os taxistas, atualmente existem 7 mil veículos e 12 mil profissionais atuando em BH, com veículo de vida útil de em média 2 anos e meio, sendo considerado o melhor serviço de táxi da América Latina. "Se a gente fazia 90 mil corridas por dia e agora começar a dividir isso, alguém vai ficar sem. É fácil a população fazer essa conta. Peço humildemente que a sociedade faça essa reflexão", pede o presidente do Sincavir. 

Faedda lembra que nesta sexta-feira acontece uma grande manifestação da categoria no Rio de Janeiro, reunindo motoristas mineiros, cariocas e de São Paulo. "Nós queremos que o poder público tome uma medida cabível, que entre com uma ação civil pública proibindo veículos particulares de fazer o transporte de passageiros", finalizou. 

Picolés

Em mais uma ação para fidelizar clientes, o aplicativo de caronas pagas Uber irá distribuir picolés de graça nesta sexta-feira aos usuários do serviço em Belo Horizonte, além de São Paulo e Brasília. Na última semana, o Uber já havia disponibilizado caronas grátis aos clientes.

A ação chamada #UberIceCream acontece nesta sexta-feira (24), de 11h às 17h, e funciona assim: o usuário abre o seu aplicativo, onde encontrará a opção “Ice Cream”. É só selecioná-la, pedir o carro e em poucos minutos um motorista irá levar até ele três picolés Pop Vanilla, de baunilha com frutas vermelhas e cobertura de chocolate branco.