Entrevista

 

A apometria é uma abordagem mediúnica que oferece uma visão do indivíduo encarnado em âmbito espiritual, energético e anímico. Quem fala sobre o tema é Leonardo Möller, editor da Casa dos Espíritos desde 1999, coordenador de reuniões mediúnicas há mais de 20 anos e operador de apometria. 

 

O que é a apometria? É uma técnica de magnetismo (ou bioenergética) que ganha destaque, entre outras aplicações, devido à possibilidade de empregá-la a fim de promover o desdobramento dos corpos sutis com relativa facilidade. As implicações terapêuticas desse fato são importantes, pois então podemos desdobrar equipe de médiuns – e também o consulente – e proceder ao exame completo do sujeito no hospital extrafísico, desde que tudo seja conduzido por equipe espiritual confiável e competente. Evidentemente, é igualmente fundamental contar, do lado de cá da vida, com sensitivos e operadores sérios e estudiosos do assunto. Esta técnica foi testada visando atuar em desafios encontrados numa reunião mediúnica, de modo a favorecer e dinamizar o trabalho. Por exemplo, ela permite ajustar a sintonia entre determinado espírito e o médium, favorecendo a clareza da comunicação. 

 Como essa técnica se sustenta? Esse corpo de pesquisa foi condensado em 13 leis básicas, enunciadas por quem desenvolveu a apometria: o médico gaúcho José Lacerda de Azevedo. As leis e muitos outros pontos são apresentados em seu livro “Espírito/Matéria: Novos Horizontes para a Medicina”, editado pela Casa do Jardim. 

Qual a dimensão de um atendimento com a apometria? Realizamos o exame minucioso de três aspectos gerais da vida do indivíduo encarnado: o âmbito espiritual, o energético e o anímico, em regra nessa ordem. Uma vez estabelecida a sintonia com o campo vibracional de determinado consulente, passa-se à sondagem dos elementos espirituais propriamente ditos, ou seja, dos quadros obsessivos de ocorrência mais comum. Tomadas as devidas providências na abordagem dos espíritos porventura percebidos, é hora de averiguar os aspectos energéticos, tendo como referência a fisiologia astral. A atenção volta-se, então, para a situação e o funcionamento dos corpos extrafísicos, notadamente do perispírito – ou psicossoma – e, em casos que requeiram investigação mais ampla, do duplo etérico e do corpo mental. Neste ponto, em que o consulente já terá sido submetido ao desdobramento por meio dos comandos apométricos, é possível promover uma varredura criteriosa em seus corpos sutis. Avalia-se, assim, o estado dos chacras, esquadrinham-se desde congestões fluídicas até parasitas energéticos e ideoplastias malsãs que acometem a aura do indivíduo; detectam-se, também, aparatos alojados na periferia do corpo astral, bem como artefatos tecnológicos e toda espécie de aparelho parasita mais sofisticado, geralmente instalados no sistema nervoso central. Com a apometria, os espíritos descem, e os encarnados ascendem, a fim de se encontrarem a meio caminho, em termos vibracionais. 

 Quando a apometria é indicada? Por se tratar de um exame individualizado e que observa de forma ampla a saúde em âmbito sutil, investigando os níveis espiritual, energético e anímico do consulente, a apometria é indicada a todo interessado em buscar apoio espiritual. Até porque ela conjuga diagnóstico com precisão e tratamento de grande eficácia. A questão é achar grupos realmente capacitados e éticos a fim de se submeter ao atendimento. Na Casa de Everilda Batista e nas demais instituições da UniSpiritus, fundadas por Robson Pinheiro a partir de 1992, todo atendimento é beneficente e feito por voluntários. Contudo, o consulente não elege o tratamento apométrico; a indicação para ele depende de orientação espiritual. Geralmente, prescreve-se determinado conjunto de terapias, dentre as mais de 20 que são oferecidas, em meio às quais pode constar ou não a apometria. 

Como é feita a abordagem no nível anímico? Uma das patologias anímicas mais corriqueiras identificadas pela apometria é a chamada “ressonância vibratória com o passado”, que pode ser vista em graus variados. Trata-se de um trauma ou estado marcante do pretérito remoto que, graças a um evento fortuito da vida atual, eclode e conecta o enfermo àquele momento infeliz. Em casos extremos, mas não incomuns, verifica-se que, tão logo se dá o desdobramento, o indivíduo exibe aspecto perispiritual totalmente incoerente com sua aparência física contemporânea; em vez disso, assume feições condizentes com as que apresentava na encarnação que veio à tona. Na prática, esse fenômeno indica que o consulente, assim que se desprende do corpo, vive como outra personalidade, em alguma medida, localizando-se psiquicamente num eu pretérito que ele próprio foi. A rejeição e a inadaptação à realidade presente, além da emergência de pensamentos e emoções desconexos, são apenas alguns dos efeitos da miríade de prejuízos que tal patologia acarreta. 

Traumas sofridos na encarnação atual também podem suscitar a ressonância vibratória? Sim, e nessa hipótese, devido à semelhança que guardam com experiências de vidas anteriores ou, então, como mecanismo psíquico de fuga da realidade problemática vigente. No entanto, fatos insuspeitos e mesmo triviais são, mais frequentemente, os responsáveis pela eclosão da enfermidade. Entre esses elementos desencadeadores, destacam-se a realização de viagens, a visita a locais e monumentos e até a inalação de certo odor, no caso de pessoas mais sensíveis, assim como audição de determinada música. Os mecanismos da memória atávica, afinal, são território largamente ignorado pelos homens. O protocolo apométrico dispõe de procedimentos eficazes para solucionar patologias semelhantes a esta, de ordem anímica, em apenas um atendimento. 

De que forma o consulente participa do processo? Não é preciso que o consulente tenha domínio de qualquer técnica de desdobramento ou de outra sorte para se submeter ao tratamento apométrico. Ele geralmente é atendido de forma presencial, mas fica em repouso, numa sala à parte, enquanto a equipe conduz os atendimentos de forma privativa. Certas pessoas relatam sensações palpáveis de expansão da consciência, no entanto, muitas vezes o indivíduo nem se dá conta de que teve determinado corpo desdobrado. 

SERVIÇO: Informações sobre os cursos de apometria:. https://guardioesdahumanidade.org/cursos/iniciacao-a-apometria  e

https://guardioesdahumanidade.org/cursos/apometria  

Benefícios 

Ampliação e aguçamento da sensibilidade e das faculdades psíquicas; 

Catalogação, diagnose e tratamento de um conjunto de patologias espirituais mais ou menos desconhecidas; 

Exame do consulente em três esferas: nível espiritual, concernente às questões de ordem obsessiva; âmbito energético ou fluídico, que abrange a fisiologia dos corpos extrafísicos; e aspecto anímico, associado aos conflitos inerentes à alma do espírito imortal ora reencarnado e submetido ao protocolo apométrico.