CasaCor 2017

Da Sapucaí para a Casar BH

Evento que termina neste domingo abriga espaço da Situar Projetos; ambiente aposta em conforto e funcionalidade

Dom, 25/06/17 - 03h00

Morar com outra pessoa pode envolver uma série de desafios, provenientes das mais diversas situações cotidianas. Um ponto conflituoso, inclusive, pode ser justamente o próprio espaço em que se vive. Quando este é desconfortável, não é incomum que surja uma ou outra divergência, tornando o convívio não tão saudável quanto deveria ser.

E, se é assim, opções para sanar o problema – ou mesmo evitar que ele tenha início, quando se trata do primeiro lar de um casal – não faltam. Isso pode ser visto no espaço montado pela CasaCor Minas na Casar BH, evento que acontece desde a última sexta-feira no Buffet Catharina (avenida Raja Gabaglia, 3.080, bairro Estoril, Belo Horizonte) e termina neste domingo (25), às 20h.

Assinado por Rosângela Brandão Mesquita, Eduardo Henrique Brandão e Junia Bernanos, da Situar Projetos, empresa com 29 anos de história e que completa cinco de participação na CasaCor, o local de 30 m² traz vários elementos que se destacam pela funcionalidade, aparência e sensação de bem-estar.

“Trata-se de um loft que se baseia na integração dos ambientes, sem que existam barreiras físicas divisórias. Trabalhamos com algo contemporâneo, com mobiliário flexível, pensando também no fato de que um jovem casal pode mudar de residência posteriormente. Apostamos no nude, seguindo as tendências de tons pastel”, salienta Rosângela.

O conforto também é algo bastante priorizado no espaço. Os elementos que compõem o local, como tapetes, iluminação, cortinas e adornos, foram cuidadosamente pensados. “É importante valorizar esse momento da vida. Não se pode fazer qualquer coisa, e, depois, isso acabar resultando em desavenças entre os cônjuges”, salienta a profissional.

Se a beleza e o conforto do espaço podem encantar muito, a ideia também é mostrar, em tempos de crise – nos quais nem sempre é possível comprar um apartamento ou casa grande –, que há como fazer algo em um ambiente menor e que seja, de fato, atrativo.

Importância. Conforme destaca Juliana Grillo, diretora da CasaCor Minas, essa ação inédita na Casar BH mostra para as pessoas a importância de contratar um profissional das áreas de arquitetura e design de interiores para a montagem da primeira casa.

“Dessa forma, o profissional poderá criar um lar que realmente atenda as expectativas do casal”, diz ela. “Há um investimento muito grande no casamento, então o mesmo deve ocorrer na construção do ninho. Além disso, não é necessário dispor de um valor muito alto para atender a ambos e fazer com que eles estejam satisfeitos”, avalia.

A diretora conta que na CasaCor Minas, que acontecerá de 12 de agosto a 17 de setembro, também haverá um dia voltado especialmente para os noivos e recém-casados, intitulado “Quem casa quer casa”. Serão oferecidos palestras, dicas, workshops, degustações e até maquiagem e cuidados com o cabelo.

Neste ano, a mostra acontecerá em um casarão na rua Sapucaí, no bairro Floresta, que já funcionou como sede da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Nos últimos anos, inclusive, o lugar vem sendo restaurado sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, 4.000 metros quadrados de área serão utilizados, distribuídos em aproximadamente 40 ambientes.

A expectativa é que 40 mil pessoas compareçam ao local.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.