Inédito

Nasa investiga o que pode ser o primeiro crime cometido no espaço

Astronauta teria acessado, durante o processo de divórcio, conta bancária da ex-mulher

Por Da Redação
Publicado em 24 de agosto de 2019 | 21:55

O ônibus espacial Endeavour decolou nessa segunda-feira (8) para mais uma missão de 13 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) Foto: REPRODUÇÃO/NASA

A Nasa, a agência espacial norte-americana, investiga se um de seus astronautas praticou um crime enquanto estava em órbita. A astronauta Anne McClain é acusada pela ex-mulher, a ex-oficial de inteligência da Força Aérea Summer Worden, de acessar sua conta bancária quando estava na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Além de inusitado, esse pode ser o primeiro crime cometido no espaço.

Aproveitando a conexão de Internet da ISS, Anne acessou a conta bancária de sua parceira enquanto elas estavam se separando, de acordo com reportagem publicada no “The New York Times”. Summer acusa a ex-mulher de roubo de identidade e de acessar indevidamente suas finanças. Anne admite o acesso, mas alega que apenas estava supervisionando os arranjos de dinheiro entrelaçados do casal, como fizera no passado.

Integrantes da Nasa afirmaram ao “New York Times” que desconheciam qualquer crime anterior cometido na estação espacial.”Só porque está no espaço não significa que não esteja sujeito à lei”, disse Mark Sundahl, diretor do Centro Global de Direito Espacial da Universidade Estadual de Cleveland, ao jornal norte-americano. “Quanto mais vamos lá e passamos o tempo lá fora, todas as coisas que fazemos aqui vão acontecer no espaço”, ponderou.

O caso colocou em evidência o pouco entendido mundo da lei espacial e o que acontece se um crime for cometido em órbita. Existem regras para o que as leis governam na ISS, que tem astronautas da América, Canadá, Japão e Rússia, além de várias nações europeias. O direito nacional aplica-se a cada pessoa e suas posses, portanto, um cidadão americano está sujeito à lei americana, enquanto um russo está sujeito à lei russa.

A regulação da lei no cosmos deverá aumentar à medida que os voos espaciais comerciais se tornarem realidade no futuro próximo.