Briga

Aos chutes e empurrões, Glauber Braga expulsa integrante do MBL da Câmara

A confusão foi protagonizada na tarde desta terça-feira (16); envolvido na briga, o deputado Kim Kataguiri informou que pedirá a cassação do mandato de Glauber

Por Lucyenne Landim
Publicado em 16 de abril de 2024 | 16:21
 
 
Glauber Braga expulsa integrante do MBL da Câmara Foto: Reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) expulsou o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), da Câmara dos Deputados. Vídeos do momento mostram Glauber usando de chutes e empurrões para retirar Costenaro do prédio, em local próximo ao funcionamento das comissões. A confusão aconteceu na tarde desta terça-feira (16), um dos dias de maior movimento na Câmara.

Pouco antes, o integrante do MBL percorria gabinetes parlamentares fazendo lobby contra um projeto em debate que impacta motoristas de aplicativo. Ele chegou a comparecer ao gabinete do deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que ficou conhecido por ser um dos fundadores do MBL. No fim, Kim também se envolveu na confusão e informou que pedirá a cassação do mandato de Glauber no Conselho de Ética da Câmara, além de processar o adversário político criminalmente.

Aos chutes e empurrões, Glauber Braga expulsa integrante do MBL da Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) expulsou o influenciador Gabriel Costenaro, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16).

Reprodução: Lula Marques pic.twitter.com/IlVkU43CRq

— O Tempo (@otempo) April 16, 2024

Durante a agressão, foi possível ouvir Glauber se referindo ao influenciador como alguém que tem "anotação por violência doméstica". O deputado recebeu apoio das pessoas ao redor, que endossaram coro contra o MBL. Já do lado de fora do prédio, Glauber foi contido por presentes. Policiais legislativos estiveram no local para controlar a situação e chegaram a abordar o deputado do PSOL.

Em outro vídeo gravado já no departamento policial da Câmara, Kim diz ter sofrido uma tentativa de agressão por parte de Glauber. Na gravação, é possível ouvir o deputado do PSOL se referindo ao oponente como "defensor do nazismo". 

Glauber se manifestou por meio de uma nota oficial. "Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a 5ª provocação dele! Na 4ª vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso! Não me arrependo de nada do que fiz! Não vou recuar pra facista de MBL!”, disse, em referência a Costenaro.

"Nós não podemos aceitar esse tipo de intimidação de militante fascista do MBL. Não vamos aceitar. Eles tentam nos intimidar. Tentam através do medo fazer com que a gente recue. Nós não vamos recuar para militante fascista nem do MBL, nem de organização nenhuma", acrescentou Glauber em um vídeo divulgado.

Em uma coletiva de imprensa depois, Costanero disse que já foi ameaçado fisicamente por Glauber durante um discurso no plenário da Câmara e rechaçou a ação do deputado que o expulsou do local. O influenciador também disse que não são verdadeieras as denúncias de que ele tem histórico de agressões em universidades. 

Ele é integrante de um grupo chamado "Inimigos Públicos", iniciativa do MBL que percorre universidades públicas em tom de crítica e em espécie de fiscalização. Costanero também é pré-candidato a vereador no Rio de Janeiro, nas eleições marcadas para outubro deste ano.

"É absolutamente inaceitável que um parlamentar expulse e agrida um cidadão comum que veio aqui conversar com parlamentares com os quais simpatiza, e que um deputado bata em uma pessoa porque discorda ideologicamente dela. Isso é inaceitável e é inaceitável que ele parta para um colega deputado", declarou Kim.