Nem bem João Doria anunciou a desistência da corrida presidencial em 2022, políticos de alas opostas já saíram em comemoração nas redes sociais e não pouparam críticas ao tucano.
O ex-governador de São Paulo venceu as prévias de seu partido, o PSDB, e estava decidido a disputar a Presidência da República em outubro. Após muitos debates sobre o nome que representaria a “terceira via”, ele anunciou ter desistido na manhã desta segunda-feira (23).
Doria estava no palco com uma bandeira do Brasil ao fundo. Já perto do fim do discurso, o tucano fez pausas, se emocionou e dedicou olhares para sua esposa, Bia Doria. O presidente da sigla, Bruno Araújo, também estava com ele.
Leia também:
Um dos erros de Doria foi tentar expulsar Aécio, diz presidente do PSDB em MG
Bolsonaro ironiza desistência de Doria e compara eleição com luta de UFC
Partidos devem oficializar apoio amanhã, diz Simone Tebet
João Doria desiste da pré-candidatura a presidente da República
Sem Doria, Aécio critica apoio a Tebet e defende novo candidato próprio do PSDB
‘Esse caminho vai levar o PSDB à morte’, diz Pestana sobre candidatura única
Sem Doria, presidente do PSDB defende Tebet, do MDB, em aliança com Cidadania
Sem Doria na disputa, eleição para presidente tem 12 pré-candidatos
Tebet após desistência de Doria: 'nunca foi adversário, sempre foi aliado'
Em comum, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e também do ex-presidente Lula (PT) ironizaram a decisão de Doria, criticaram o político e a “dramatização” do tucano em seu anúncio.
Sem citar o nome de Doria, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi categórico. “De tanto acelerar, bateu no muro”, escreveu.
Os deputados do PL movimentaram o assunto em suas redes sociais. Eduardo Bolsonaro (PL), filho 02 do presidente, disse que torcia para que Doria não fosse candidato.
Calcinha não desistiu, desistiram ele. Sempre soubemos, mas eu torcia para que ele fosse candidato
Não que 1% fosse fazer diferença, mas politicamente afundaria o PSDB e seria no mínimo divertido vê-lo pela 1ª sendo perguntado sobre questões que sua imprensa amiga jamais levanta pic.twitter.com/t80xzu56nD
Em um dos comentários que fez, a deputada federal Carla Zambelli (PL) diz que “o homem do 1% desistiu! 🤣🤣🤣 Tchau, querido!”. O outro é possível ver abaixo:
Não decolou!🤣 pic.twitter.com/gzzn9suYoY
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) May 23, 2022Também do PL, a deputada federal Carol de Toni declarou: “É tanto cacique para tão pouco índio nessa 3ª via tucana que não tem cacique que aguente”.
O deputado federal Carlos Jordy (PL) disse: “Doria desiste da candidatura à Presidência. A margem de erro agora assume a liderança isolada da 3ª via”.
Gil Diniz, deputado estadual de São Paulo Gil Diniz (PL) compartilhou uma publicação do momento, no qual Doria aparece unindo as mãos em sinal de agradecimento. “A Globo está perdendo um ator! Doria ensina como chorar sem derramar um [sic] lágrima. A plateia aplaude sem parar ma [sic] certeza que o ator não voltará mais para a política”, ironizou o deputado.
Para o senador Jorge Kajuru (Podemos), o “lado sujo do PSDB fritou Doria”.
OS TUCANOS SUJOS SACANEARAM O @jdoriajr
— Senador Kajuru (@SenadorKajuru) May 23, 2022Por sua vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL) se limitou a compartilhar uma publicação do empresário Luciano Hang. “Caro ex político @jdoriajr , chegou o momento que você tão esperava: Fique em casa”, escreveu o dono da rede de lojas Havan e um dos principais aliados de Bolsonaro.
Em outra publicação, Hang disse que “o povo enxerga o teatro que políticos fizeram na pandemia, tentando crescer em cima de algo tão triste. Queriam destruir a economia, criar uma narrativa e se apresentar como salvadores da pátria. Mas o tiro saiu pela culatra”.
Do outro lado
Em seu perfil no Twitter, a deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) disse que, com a desistência da candidatura de Doria, "perde o PSDB, perde o Brasil. "Os extremos, por hoje, comemoram", escreveu.
Rodrigo Garcia, que substituiu Doria e agora é governador de São Paulo, afirmou que o tucano “demonstra serenidade e desprendimento”.
João Doria demonstra serenidade e desprendimento com a decisão. Ele fez algo similar pelos brasileiros quando lutou de forma ativa para garantir a vacina que salvou milhões de vidas. Seu gesto vai ajudar o país a encontrar o caminho da paz, diálogo e superação.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) May 23, 2022Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia também elogiou João Doria. Para ele, Doria “foi um grande governador de SP e “liderou o Brasil nesse processo da pandemia, trazendo a vacina”.
“Hoje faz um gesto generoso na tentativa de construção de um candidato no nosso campo político. Ele demonstrou mais uma vez sua relevância para a política do nosso país”, afirmou Maia.
Na ala mais à esquerda no Congresso, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), afirmou que, sem Doria na disputa, “o PSDB não vai ter um representante no pleito democrático pela primeira vez desde a redemocratização”. “Está cada vez mais claro que a terceira via não tem espaço”, comentou.
Também do PT, o deputado federal Padre João refletiu sobre Doria estar bem nas pesquisas. Segundo ele, “ninguém aguenta mais tanto golpe... Desde 2014”.
"De emplumado a depenado. O tucano BolsoDoria é vítima do seu próprio veneno", criticou o deputado federal Ivan Valente (PSOL).
Outra deputada do PSOL que não poupou críticas a Doria foi Sâmia Bonfim.
Doria das traições, da farinata, do BolsoDoria, do Sampaprev, da cidade cinza, das privatizações, da repressão. Vai tarde! Não esqueceremos seu legado nefasto de destruição. Que não se eleja mais nem para síndico de prédio!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) May 23, 2022Até a publicação dessa notícia, Bolsonaro e Lula não se manifestaram. Já a adversária de Doria dentro do grupo que vai escolher o candidato da terceira via, a pré-candidata do MDB, senadora Simone Tebet, afirmou que o paulista “nunca foi adversário, sempre foi aliado”.
O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.