O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu nesta sexta-feira (23), durante sua visita ao Rio de Janeiro, que passará o Carnaval de 2025 na cidade. 

"Ano que vem eu estarei no Rio de Janeiro para sambar os quatro dias, para fazer inveja nas pessoas que não gostam de samba, de amor e de gentileza. E vamos fazer muita gentileza para fazer raiva a quem mente descaradamente neste país", ressaltou. 

Lula está no RJ e participou, ao lado do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do ministro das Cidades, Jader Filho, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e outras autoridades, da cerimônia de inauguração do Terminal Intermodal Gentileza (TIG).

Durante o evento, Lula assumiu o seu papel de cabo eleitoral nas eleições municipais de 2024, fazendo gesto de afago ao prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), que também estava presente no evento.

“O que vocês estão recebendo hoje é uma entrega da prefeitura que tem compromisso com o povo do Rio de Janeiro. Todos vocês sabem da minha relação de amizade com Eduardo Paes, e que nunca faltei quando a cidade precisava de recursos. Porque quanto melhor estiver o RJ, melhor estará o Brasil”, afirmou.

Carnaval de 2024

Durante o feriado de Carnaval deste ano, Lula optou por permanecer no Palácio da Alvorada, a residência oficial do Executivo federal em Brasília.

Lula decidiu aproveitar um período de descanso ao lado da primeira-dama, Rosângela da Silva, antes de partir para sua segunda viagem oficial ao continente africano durante o atual mandato. Ele visitou o Egito e também a Etiópia.

Terminal Gentileza

O Terminal Intermodal Gentileza, no Centro do Rio, foi projetado para integrar o novo corredor BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as linhas 1 e 2 do VLT. A estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem pelo local todos os dias. O projeto, iniciado em 2022, teve investimento de R$ 250 milhões por parte da prefeitura.