BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (25/8) o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, no Palácio do Planalto, para reuniões e a assinatura de atos de cooperação.

Segundo o Palácio do Planalto, serão discutidos temas bilaterais, regionais e multilaterais durante a manhã. À tarde, Tinubu será recebido pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. 

Já na terça-feira (25/8), o líder nigeriano e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) encerrarão o Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, na sede do Sebrae, em Brasília.

A recepção é parte de uma série de agendas que Lula tem promovido em meio ao tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os produtos brasileiros. Uma das prioridades do governo é ampliar o número de parceiros comerciais, sobretudo para os produtos afetados pela taxação de 50% imposta pelos EUA.

Na semana passada, Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa. Já na próxima quinta-feira (28/8), vai se encontrar com o presidente do Panamá, José Raul Mulino, também em Brasília. Além disso, o petista teve telefonemas com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron, e pretende ter novos contatos com líderes europeus.

Em 2024, a Nigéria foi o quarto maior parceiro comercial do Brasil na África, com um fluxo de comércio na ordem de US$ 2 bilhões. O Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%) ao país africano, enquanto as importações se concentram em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).