Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, cargo que disputa com Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), André Janones (Avante-MG) defende ser o nome com maior apelo popular ao posto. "Minha candidatura à Presidência da Câmara dialoga com a vontade do povo", declarou na manhã desta sexta-feira (15), durante entrevista ao programa Super N, da rádio Super.

Janones definiu a candidatura como "termômetro que vai medir o deslocamento do parlamento brasileiro com o sentimento da população". Ele assegura ser "indiscutivelmente" o que melhor representa os brasileiros. 

"Se você fizer qualquer tipo de levantamento hoje, vai perceber que a população brasileira, o sentimento do nosso país é: nós não queremos o sucessor do Rodrigo Maia (DEM-RJ, nós não queremos um candidato do Palácio do Planalto. Nós queremos um candidato alinhado com aquilo que é do interesse da maioria do povo brasileiro. (...) E esse candidato, que representa essas bandeiras de forma prioritária, sou eu".

Defensor do auxílio emergencial de R$ 600, o deputado se comprometeu, caso seja eleito em fevereiro, a pautar matérias para o retorno do benefício. A situação de Manaus, que vive o colapso no sistema de saúde, foi citada por ele como a maior prova de que a pandemia não acabou. E, por isso, é incoerente cortar o auxílio e deixar a população desamparada.

"Se você institui um auxílio para que a população possa enfrentar a pandemia, o auxílio acaba quando a pandemia acaba. Se tem pandemia, tem auxílio. Se as pessoas não podem trabalhar, você dá o auxílio para elas. (...) Não existe nada que justifique o fim do auxílio", disse.