Eleições 2022

Pestana sonda Juliana Sales para vice na chapa para o governo de Minas

Apesar de confirmar consulta à vereadora de Nova Lima, Pestana pondera que ainda não é hora de discutir nomes

Por Gabriel Ferreira Borges
Publicado em 18 de julho de 2022 | 16:08
 
 
Juliana Sales diz que foi convidada por Pestana para compor sua chapa como candidata a vice-governadora de Minas Gerais Foto: Reprodução Instagram @julianasalesmg

O pré-candidato ao governo de Minas Gerais Marcus Pestana (PSDB) sondou a vereadora de Nova Lima Juliana Sales (Cidadania) para a vice da chapa. A consulta foi feita em encontro no último domingo (17). Integrante dos movimentos RenovaBR e Acredito BR, Juliana, à frente do primeiro mandato como vereadora de Nova Lima, é pré-candidata a deputada federal. 

Inicialmente, a sondagem foi levada a público como um “convite” pela própria Juliana em uma rede social. “A sondagem é um convite, porque, para ele me sondar, precisa perguntar: ‘Juliana, você aceitaria?’. Foi isso o que me perguntou. Eu tenho certeza que mesmo não sendo eu, ele vai fazer uma boa escolha, porque ele tem sondado bons nomes, como, por exemplo, o de Nely Aquino, presidente da Câmara de Belo Horizonte”, disse a O TEMPO a vereadora de Nova Lima, que acrescentou avaliar a hipótese com “bons olhos”.

De acordo com Pestana, foi apenas uma “sondagem hipotética”. “Não foi um convite, porque não é hora de discutir nomes. Nós, primeiro, precisamos definir o campo de alianças com outros partidos e as diretrizes do programa de governo. Nós conversamos que eu gostaria de ter uma mulher como vice e troquei muitas ideias na participação de mulheres na minha campanha, no meu programa e no governo propriamente dito”, ressaltou o ex-deputado federal.

A hipótese de Juliana como vice poderia acomodar o Cidadania na chapa encabeçada por Pestana. Embora estejam federados, PSDB e Cidadania enfrentam um impasse desde o convite do governador Romeu Zema (Novo) ao jornalista Eduardo Costa (Cidadania) para a vice quando o PSDB já havia lançado a pré-candidatura ao governo. O regramento da federação partidária exige aos partidos federados que, ao menos oficialmente, estejam em uma mesma coligação.

Questionado, Pestana apontou que, caso Cidadania e PDT embarquem na chapa, o arranjo ainda teria que ser construído. “E eu ainda estou em conversas com o União Brasil e o Podemos. Então, só quando configurar o arco de alianças e consolidar um programa mínimo, chegará a etapa de nomes, o que será muito próximo do dia 30 (de julho)”, pontuou. A convenção da federação partidária deve ser realizada em 30 de julho.

O presidente estadual do Cidadania, João Vitor Xavier, afirma que a indicação de Eduardo como vice de Zema continua sendo a prioridade. “Primeiro, se define se a federação comporá com o Zema, indicando o nome do Eduardo, ou se terá, de fato, candidatura própria (com Pestana). Caso decida pela composição, essa pauta é vencida. Se decidir pela candidatura própria, aí, sim, avalia essa possibilidade (de Juliana como vice)”, argumentou o deputado estadual.

Ao ser perguntado se a sondagem a Juliana seria um aceno ao Cidadania, João Vitor respondeu que não há necessidade de afago. “A relação é apenas burocrática e formal. O Pestana já convidou a (ex-deputada federal) Luzia Ferreira, que recusou. Não tem novidade em uma eventual sondagem a um quadro do Cidadania. Felizmente temos bons nomes”, acrescentou o presidente do Cidadania. Sem mandato, Luzia é, hoje, a 4ª vice-presidente do Cidadania em Minas.

Antes de cortejar Juliana, Pestana já havia acenado para a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Nely Aquino (Podemos). Após um encontro em 27 de junho, o ex-deputado federal avaliou que Nely seria um nome excepcional para a vice. “É uma pessoa carismática, encantadora e agregaria muito pelo empoderamento feminino”, acrescentou, à época, a O TEMPO. Assim como a vereadora de Nova Lima, Nely é pré-candidata a deputada federal.

Fui convidada pelo @marcus_pestana (PSDB) para compor sua chapa como candidata a vice-governadora de Minas Gerais. Marcus Pestana foi relator à frente da medida que garantiu o aumento dos valores hoje repassados pelo CFEM aos municípios, inclusive Nova Lima.

— Juliana Sales (@julianasalesmg) July 18, 2022