Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiar a visita prevista para esta quarta-feira (13/9), o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), estará em Minas Gerais entre esta sexta-feira e este sábado (16/9). A programação prevê agendas de Padilha, que há pouco participou ao lado de Lula da posse dos ministros André Fufuca, Silvio Costa Filho e Márcio França, em Belo Horizonte, Contagem, Itaúna e Teófilo Otoni.
Uma das primeiras agendas de Padilha previstas é o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) III em Minas ao lado do prefeito Fuad Noman (PSD) nesta sexta, às 16h. Fuad, inclusive, nesta semana, se reuniu na terça (12/9) com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), ao visitar Brasília.
Antes do lançamento do PAC III, Padilha deve ser recebido pelo presidente Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14h, onde o ministro deve ser acompanhado pelas bancadas estadual e federal do PT. A propósito, em agosto, Tadeuzinho já havia recebido o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), em visita a Belo Horizonte.
Mais tarde, às 18h, em Contagem, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais deve participar da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Avenida Maria da Glória, no Bairro Amazonas, ao lado da prefeita Marília Campos (PT).
A agenda de Padilha na Região Metropolitana na sexta-feira será encerrada em um encontro com a militância promovido pela federação PT-PCdoB-PV na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Está prevista a presença do deputado federal Rogério Correia (PT), cuja pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte foi lançada pelo PT no último dia 2 de setembro.
Já no sábado, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais é esperado em Itaúna, na Região Centro-Oeste, e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Em Itaúna, Padilha deve participar às 10h da inauguração de uma estação de tratamento de esgoto. Inicialmente previsto para sexta, o ministro visitará o Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, no sábado, às 14h30.
Desde que eleito, Lula ainda não visitou Minas Gerais, onde superou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por apenas 49.650 votos no 2º turno das eleições presidenciais. Como adiantado pela secretária nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, havia a expectativa de que o presidente voltasse a Minas justamente nesta quarta, quando, no final das contas, ele empossou Fufuca, Silvio Costa Filho e Márcio França como ministros dos Esportes, de Portos e Aeroportos, e da Pequena e Média Empresa, respectivamente.