A reformulação do Cruzeiro para a temporada 2023 foi tão grande que para a maioria dos jogadores do atual elenco celeste disputar o Campeonato Mineiro será uma novidade: mais de 70% deles nunca atuou em uma partida do Estadual.
Dos 34 jogadores que hoje treinam na Toca da Raposa sob o comando do técnico Paulo Pezzolano, apenas 11 já jogaram alguma edição do Mineiro. Mesmo assim, alguns deles o fizeram quando defendiam outras equipes.
Com a camisa do Cruzeiro já disputaram ao menos uma edição do Estadual o goleiro Rafael Cabral, os zagueiros Eduardo Brock, Lucas Oliveira e Weverton, os volantes Filipe Machado e Ageu, o armador João Paulo e os atacantes Stênio e Daniel Júnior.
Ageu ainda não tem permanência no grupo definida. O jogador foi liberado pela diretoria para buscar uma nova equipe.
Além dos atletas citados acima, outros dois jogadores do elenco celeste também já disputaram o Mineiro, mas por outras equipes: o volante Wallisson e o meia atacante Nikão.
Wallisson defendeu o Athletic, de São João Del Rei, na edição do ano passado do Estadual, tendo, inclusive, enfrentado o Cruzeiro nas semifinais da competição.
Já Nikão disputou o Mineiro em 2012, pelo Atlético, quando ainda dava os primeiros passos em sua carreira como profissional.
A lista ainda poderia ter mais um integrante, o volante Neto Moura, que defendeu o América. Entretanto, o jogador atuou pelo Coelho apenas em partidas da Copa do Brasil e da Série B do Brasileiro.
Contar com um grupo reformulado não é lá muita novidade para o técnico Paulo Pezzolano. No ano passado, ele teve que 'reconsturir' a equipe ao menos em dois momentos: primeiro, no decorrer do Campeonato Mineiro; depois durante a disputa da Série B, da qual o clube acabaria se sagrando campeão com folga, fazendo campanha histórica.
O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no próximo dia 21 de janeiro, diante da Patrocinense, em Patrocínio.