Com a confirmação da lesão na coxa esquerda do prata da casa Geovane,  Rômulo, de 35 anos, é a opção disponível no elenco do Cruzeiro para atuar na lateral direita no duelo contra o Tombense, sábado (6), às 19h, no Mineirão, pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro. Criticado por parte da torcida celeste, o veterano terá a chance de mostrar que ainda "dá conta do recado". 

Acionado por Pezzolano para substituir Geovane durante a partida contra o Brusque, em Santa Catarina, no último sábado (30), Rômulo não comprometeu no setor defensivo. Mas também não conseguiu apoiar tanto ao ataque como fazia o prata da casa.

Uma das lideranças do atual elenco celeste e também uma espécie de 'relações públicas' do Cruzeiro, participando de várias ações realizadas pelo clube, Rômulo quer mostrar que ainda pode ser muito útil também dentro de campo.

Diante do Brusque, ele completou seu jogo de número 90 com a camisa da Raposa, somadas as partidas que disputou em sua primeira passagem pela Toca da Raposa entre 2010 e 2011, época em que ainda atuava como volante.

Deste total, 25 jogos foram nesta temporada. Nas primeiras partidas do ano, Rômulo foi titular da equipe montada pelo técnico Paulo Pezzolano. E com direito a braçadeira de capitão.

Durante o Campeonato Mineiro, foi 'soberano' na lateral direita, tendo atuando em 10 jogos (9 deles como titular). Só ficou fora contra América e Caldense por ter testado positivo para Covid e diante de Tombense e Patrocinense, quando Pezzolano optou pela esalação de uma equipe reserva.

Na participação celeste na Copa do Brasil, Rômulo começou como titular nas fases iniciais do torneio, diante de Sergipe (5 a 0), Tuntum (3 a 0) e Remo (1 a 2). Mas começou a perder a vaga no time a partir do final do mês de abril.

No momento em que Pezzolano optou pela formação com três zagueiros, o uruguaio Léo Pais, então recém-contratado pelo clube, passou a ser o titular da ala direita a partir do duelo contra o Londrina, disputado no dia 26 de abril. Dali em diante, Rômulo passou a ser cada vez menos acionado pelo comandante.

Nos 20 jogos seguintes da Raposa, atuou apenas mais nove partidas, mas entrando no decorrer da partida em oito delas.

Neste intervalo, chegou a ficar cinco jogos consecutivos da Série B apenas como opção no banco de reservas (vitórias sobre Sampaio Corrêa, Criciúma, Operário e CRB e derrota para o Vasco). Nestas partidas, quando não pode contar com Léo Pais, Pezzolano optou pela escalação de Geovane.

Mesmo de fora, Rômulo seguiu sendo peça importante no vestiário celeste, sempre incentivando os jogadores titulares. Ainda em boa forma física, o jogador tenta compensar com a experiência o que lhe falta em explosão muscular. Esse é o seu principal 'trunfo' para ser o escolhido por Pezzolano para jogar diante do Tombense.
 

Rômulo pelo Cruzeiro em 2022
10 jogos pelo Mineiro, sendo 9 como titular
5 jogos pela Copa do Brasil, sendo 3 como titular
10 jogos pela Série B, sendo 4 como titular
Total: 25 jogos, sendo 16 como titular