Expansão

CBV e CBC fecham parceria para promover o vôlei de praia

Ações vêm sendo implementadas desde o início de 2022, após primeira vez na história sem medalhas da modalidade em Jogos Olímpicos

Duda e Ana Patrícia são campeãs mundiais | Foto: Divulgação/FIVB
Débora Elisa
29/07/22 - 17h27

O vôlei de praia brasileiro é um dos esportes mais premiados internacionalmente. Com muita tradição, atletas haviam subido ao pódio em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde Atlanta, em 1996, quando a modalidade foi incluída no programa olímpico, até a última edição, em Tóquio.

A falta de medalhas no vôlei de praia brasileiro, juntamente com desabafos de craques como o campeão olímpico Alison "Mamute", acendeu um alerta de que a Confederação Brasileira de Vôlei, a CBV, precisava voltar seus olhares ao esporte e ao investimento necessário.

Nesta sexta-feira (29), a CBV anunciou uma parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), para que o vôlei de praia e seus atletas estejam cada vez mais inseridos na realidade dos clubes esportivos. Com o acordo, os atletas que representarem clubes filiados ao CBC poderão usufruir de facilidades de logística e infraestrutura.

Um dos benefícios dessa parceria é a possibilidade de requisitar passagens para as etapas do Circuito Brasileiro por meio do CBC. Atualmente, oito duplas de cada gênero -além de suas comissões técnicas -, que estiverem vinculadas a clubes, podem receber o benefício a cada torneio - com o ranking de entradas da data limite de inscrição via CBC (cerca de 35 dias antes de cada etapa) como critério para definição dos contemplados.

“Aprofundarmos a parceria com o CBC é mais um passo para que o vôlei de praia tenha uma estrutura ainda mais profissional. Além das passagens aéreas para as competições, ao participar de um clube esportivo filiado ao CBC os atletas podem usufruir de estrutura maior.  Infraestrutura e comissão técnica, por exemplo, são pontos que também recebem apoio do CBC de acordo com o projeto de cada clube”, explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

Investimento e mudanças no vôlei de praia

A nova parceria entre a CBV e o CBC é mais uma ação da entidade máxima do vôlei brasileiro voltada diretamente para a modaliadade de praia.

No início de 2022, foi criada a comissão técnica permanente da modalidade, que dá suporte às duplas do alto rendimento e participa da criação de metodologias para as categorias de base.

Na etapa de Vila Velha do Circuito Brasileiro, por exemplo, o fisiologista Helvio Affonso, em parceria com o Tommasi Laboratório, coletou dados de 20 atletas, que geraram análises para as comissões técnicas das duplas brasileiras, e também serão transformados em um artigo científico. Durante o Campeonato Mundial de Roma, que terminou com ouro de Duda/Ana Patrícia, prata de Vítor Felipe/Renato e bronze de George/André, os atletas contaram com a presença dos fisioterapeutas Eduardo Ruhling e Vinicius Marques, e com as informações enviadas pela equipe de análise de desempenho.

As mudanças no Circuito Brasileiro também entraram em vigor nessa temporada, alterando a forma de chaveamento das duplas e dividindo o torneio em Top 8 e Aberto. A CBV também garante que existem bônus por performance além da premiação de cada disputa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: