O NVG - Núcleo de Vôlei Gigante -, time de vôlei fundado em Betim, foi campeão da Liga Mineira de Voleibol na manhã deste sábado (17). Com dois times participantes em duas categorias do principal torneio mineiro de vôlei amador, o NVG foi campeão, invicto, nas duas: infantil (com meninas que têm entre 14 e 15 anos) e a infanto-juvenil (com jovens de 16 e 17 anos).
Neste sábado, o time infanto-juvenil do NVG venceu o Clube Recreativo Dom Pedro II, no tie-break, por 3x2. O jogo foi disputado no Riachão, em Contagem. Já no domingo passado, as meninas do infantil venceram o Ace, de Conselheiro Lafaiete, por 3 x 0.
A vitória é ainda mais especial pela história que quer honrar o legado do fundador do time, João Paulo Pinto Nascimento, que faleceu em 2020 em decorrência de um aneurisma abdominal. Desde então, quem toca as atividades do NVG são Mariane (25) e Matheus Fernandes (29), filhos de João Paulo. Com o apoio dos pais de atletas e amigos do clube, Matheus e Mariane fundaram o Instituto que leva o nome do pai, para homenagear sua história e manter vivo o sonho de João Paulo de formar atletas para o vôlei.
"Meu pai deixou o NVG no topo da Liga Mineira em sua última participação, também conquistando o título de campeão em duas categorias (mirim e infantil). Em 2021 não conseguimos atingir esse resultado, mas, em 2022, voltamos a ocupar o primeiro lugar, o lugar de onde não deveríamos ter saído", contou Mariane, após a vitória deste sábado. Hoje, ela é presidente do Instituto João Paulo Pinto Nascimento.
"Essa vitória resume a união e é uma homenagem a ele, que sempre lutou muito e, agora, o time que ele fundou segue vitorioso pelas mãos dos filhos, técnicos e atletas que ele formou, além de toda a família NVG (pais, amigos e colaboradores)", continuou a jovem.
História do NVG
O NVG (Núcleo de Vôlei Gigante) é um time de Betim, que faz parte do Instituto João Paulo Pinto Nascimento assim como o PH Vôlei, que participou da Superliga C de vôlei masculino pela primeira vez em 2022.
Com 16 anos de estrada, o time disputou diversos torneios municipais e estaduais, se tornando uma referência na formação de atletas na Região Metropolitana de BH. Segundo Mariane, o objetivo do NVG é sempre dar espaço pra meninas entre 9 a 18 anos praticarem e aprenderem o vôlei, além de tirar essas alunas/atletas da situação de vulnerabilidade social.
"Depois de toda confiança, tanto das atletas quanto dos pais, depositadas na gente - na diretoria, e principalmente em mim e no meu irmão -, essas duas vitórias vieram pra mostrar que um time, uma família unida, podem alcançar resultados excelentes, como a medalha de ouro em duas categorias", concluiu a presidente do Instituto.