A última temporada foi histórica para o voleibol mineiro. Os quatro finalistas da Superliga - masculina e feminina - foram times de Minas Gerais, com os títulos ficando com Sada Cruzeiro, entre os homens, e o Gerdau Minas entre as mulheres. Além disso, Minas Gerais ainda ficou com títulos do Sul-Americano, Supercopa, Copa Brasil e Mundial, com o tetracampeonato do mundo do time celeste.

De olho no próximo ano, Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Gerdau Minas, Praia Clube e Montes Claros América, que seguem na elite do voleibol nacional, já retornaram ou já possuem data para retornar aos treinos, ao passo que a Federação Mineira já informou datas de realização das primeiras competições no Estado.

Leia mais: Times mineiros retornam 'recheados' para a próxima temporada

Reapresentação dos times mineiros

O atual campeão Sada Cruzeiro se reapresentou no início desta semana, na segunda-feira (11), e realizou treinos de força, protocolos médicos e exames laboratoriais variados. As novas contratações, Uriarte, Rodrigo e Vaccari, também se apresentaram e se juntaram ao elenco. Já Rodriguinho e López estão com as seleções brasileira e cubana, respectivamente.

Já o segundo melhor time da última temporada da Superliga masculina, o Itambé Minas, também teve retorno confirmado para esta semana. A princípio, começam com treinos mais leves, para voltarem aos trabalhos com bola nas próximas semanas. O clube, porém, ainda não confirmou o fechamento do elenco. O ponteiro Honorato e o líbero Maique ainda estão com o Brasil na VNL.

O Montes Claros América, com muitas novidade no elenco, inclusive o técnico Marcos Pacheco, que irá comandar o time pela primeira vez, se reapresenta para a realização dos exames, médicos e laboratoriais, de praxe, no dia 25 de julho.

No feminino, o Praia Clube, que confirmou a permanência de quase todo o elenco antes mesmo do fim da última temporada, retorna aos trabalhos também no dia 25 de julho. Nos primeiros dias, o foco é nas avaliações e exames físicos, além da assinatura dos contratos para o próximo ano. A central Carol é a única atleta do Praia com o elenco da seleção brasileira na disputa da Liga das Nações.

Já o atual campeão nacional Gerdau Minas tem previsão para retornar somente no dia 1 de agosto, porém, como uma parte do elenco segue com a seleção brasileira, as atletas não devem estar em Belo Horizonte todas juntas em um primeiro momento. Na equipe nacional, estão a oposta Kisy, a ponteira Pri Daroit e a central Júlia Kudiess.

Calendário mineiro e nacional

A Federação Mineira de Vôlei (FMV) informou as datas previstas para as primeiras competições estaduais e nacionais. Primeiro, o campeonato mineiro, na sequência, a relização da Supercopa, nos dois naipes, e o início da Superliga, o torneio nacional.

Campeonato Mineiro Adulto Masculino: 1/9 a 9/10
Campeonato Mineiro Adulto Feminino: 13/10 a 23/10
Supercopa Masculina: 7 de outubro
Supercopa Feminina: 8 de outubro
Superliga A masculina: 15 de outubro a 13 de maio
Superliga A feminina: 14 de outubro a 6 de maio
Mundial de Clubes masculino: 15 a 18 de dezembro
Mundial de Clubes feminino: 15 a 18 de dezembro

Em nota, a FMV afirma que se reserva no direito de alterar datas para a melhor realização dos eventos.