Com o consumo de vinho chegando a cerca de 232 milhões de hectolitros em 2024 segundo a Organização Internacional do Vinho (OIV), a bebida tem aumentado seu consumo e apreciação e com isso também surgem os salões e festivais de vinhos voltados para esses perfis, reunindo rótulos de pequenos, médios e grandes produtores. Ao todo, são 85 países no mundo promovendo a bebida, e muitos deles passaram a organizar festivais e salões reunindo diversas vinícolas. Nesta matéria, reunimos os detalhes, datas e curiosidades dos principais festivais de vinho neste ano.
Salão do Vinho (Punta del Este / Uruguai)
Nos dias 26 e 27 de janeiro, o hotel Enjoy Punta Del Este, Cassino e Resort é palco do Salão do Vinho, onde as vinícolas mais importantes do Uruguai e do mundo apresentam suas novidades aos especialistas e amantes da bebida. O resort já é reconhecido pelo Punta Wine Trips, pacote que oferece uma experiência gastronômica completa aos apreciadores da bebida, tendo como parceiros as principais vinícolas do país e da região. O salão reúne anualmente produtores, empreendedores do segmento e amantes da bebida. Para a edição 2024, o hotel recebe mais de 100 vinícolas e mais de mil tipos de vinhos. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site Enjoy Punta Del Este. Por sua autoridade e participação no enoturismo do Uruguai, o resort ainda se tornou neste ano sede da Cúpula Global de Enoturismo Responsável, que acontece de 19 a 21 de março.
Festival do Vinho (Bordeaux / França)
De 27 a 30 de junho, a cidade de Bordeaux, na França, vai receber o Bordeaux Fête le Vin. Há duas décadas, a Bienal do Vinho de Bordeaux e Nouvelle-Aquitaine tornou-se referência na celebração dos vinhos da região. Em sua vigésima edição, o Bordeaux Fête le Vin prepara-se para receber 30 iates durante o evento e saudar os navegantes no cais da cidade. Esse evento épico – que marca a competição entre Liverpool, Dublin e Bordeaux – verá 30 dessas embarcações ancoradas entre a ponte de Pierre e o Hangar 14, ao longo dos cais classificados como Patrimônio Mundial da Unesco. O festival proporciona uma experiência autêntica e acessível, na qual os visitantes são convidados a percorrer a rota do vinho, um trajeto de 3 km ao longo do rio Garona, repleto de 80 bares representando as diversas denominações oferecidas por mil viticultores e comerciantes da região. Além disso, as paradas gastronômicas ao longo do percurso celebram a rica culinária dos terroirs da Nova Aquitânia, incluindo Périgord, Béarn, Landes e Charente. Os ingressos podem ser adquiridos no site Bourdeaux Wine Festival.
Rio Wine and Food Festival (Rio de Janeiro / Brasil)
Em sua 11ª edição, o Rio Wine and Food Festival acontece de 7 a 16 de junho na cidade carioca, levando uma imersão ao universo do vinho, por meio dos especialistas Marcelo Copello e Sérgio Queiroz, fundadores do evento. O festival estende-se por dez dias, ocupando diversos pontos estratégicos da cidade, com o desafio de desmistificar o vinho e revelar sua versatilidade. Entre a variedade de atrações, inclui master classes, jantares harmonizados, tours de ônibus com degustações e uma feira de vinho. Na última edição, destacaram-se eventos como o Menu Harmonizado nos prestigiados restaurantes Alloro e Mr. Lam, além do Wine Bus, um ônibus panorâmico de dois andares que percorreu a orla e os pontos turísticos da cidade, proporcionando degustações a bordo. As master classes aconteceram focadas em vinícolas de Portugal e Chile, enriquecendo a experiência dos participantes. Mais informações sobre a próxima edição no Instagram / @riowineandfoodfestival
Budapest Wine Festival (Budapeste / Hungria)
O Festival do Vinho de Budapeste transforma a capital húngara em um epicentro para entusiastas e apreciadores de vinho. Ele é realizado em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Castelo de Buda. O local, que receberá o evento no período de 12 a 15 de setembro, atrai cerca de 40 mil visitantes de todo o mundo, com vinícolas nacionais renomadas oferecendo a chance dos visitantes degustarem uma variedade diversificada de vinhos e espumantes – no ano passado, a América do Sul ocupou o centro das atenções como convidada de honra, exibindo seus sabores e aromas característicos. O festival, que teve início em 1992, agora apresenta cerca de 200 vinícolas, 60 performances e uma infinidade de atividades relacionadas à cultura do vinho. Informações no site Budapest Wine Festival.
ViniMilo Etna Wine Festival (Milo / Itália)
O ViniMilo Etna Wine Festival acontece todo ano há mais de 40 anos no coração de Milo, região da Sicília, na Itália. Com data prevista de 28 de agosto a 10 de setembro, esse evento anual é conhecido como a "Noite dos Vinhos Vulcânicos", leva mais de 100 rótulos para degustação gratuita. O festival serve como importante vitrine para a promoção dos produtos das vinícolas Etna e Sicilianas, destacando-se não apenas pelos vinhos, mas também por espaços dedicados à comida local, aos mercados orgânicos ao, artesanato local e aos eventos culturais. O ViniMilo reúne cerca de 40 mil visitantes e turistas, transformando as ruas e praças da vila em um animado cenário dedicado à gastronomia, aos vinhos e à música. Provas guiadas, mesas-redondas, jantares temáticos, workshops e visitas às vinícolas proporcionam oportunidades únicas para explorar vinhos, apreciar características e conhecer o território por meio dos aromas e sabores que ele oferece. Mais informações no site ViniMilo.