Após o apagão cibernético, a Azul tem 11 voos cancelados e 14 atrasados no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na manhã desta sexta-feira (19). O painel da BH Airport, empresa que administra o terminal, mostra que os problemas começaram às 10h35, quando houve o primeiro cancelamento, na viagem que teria como destino Governador Valadares. 

Os outros voos cancelados foram com destino a Recife, Uberaba, Ipatinga, Goiânia, Montes Claros e Curitiba. Já as viagens atrasadas tinham como destino: Vitória, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Congonhas). Brasília, Rio de Janeiro (Santos Dumont), São Paulo (Guarulhos), Montes Claros, Ilhéus, Recife, Vitória da Conquista, Goiânia, Salvador, Uberlândia, Cuiabá, Governador Valadares e São Paulo (Congonhas). 

A lista foi extraída do site da BH Airport às 14h45. A concessionária informou que os sistema do aeroporto não foram impactados pelo apagão e que os impactos ocorrem em função de instabilidades no sistema das companhias aéreas. Questionada pela reportagem, a Azul confirmou que os voos da companhia podem sofrer “atrasos pontuais” devido à intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial”. 

A Azul não detalhou os impactos em Confins, mas recomenda que os clientes com voos agendados para esta sexta-feira e que ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. “A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, diz a nota. 

Apagão cibernético

A madrugada desta sexta-feira (19 de julho) foi caótica para empresas e serviços pelo mundo que dependem, de alguma forma, de plataformas associadas à Microsoft. Um problema cibernético com a empresa de segurança CrowdStrike causou um “apagão cibernético” nas primeiras horas do dia.

A falha estaria ligada a um sensor chamado Falcon, da empresa. A CrowdStrike é uma empresa de segurança cibernética que opera em nuvem e atende diversos segmentos com a principal promessa de proteção a ataques virtuais. O congelamento do serviço da CrowdStrike, contudo, comprometeu centenas de empresas. OTempo listou algumas instituições e serviços que foram afetados