O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que solicitará uma investigação sobre a participação de celebridades nos comícios de campanha de Kamala Harris, derrotada nas eleições presidenciais de 2024. A declaração foi feita nesta segunda-feira (19) por meio de publicações na rede social X.

Trump acusa artistas como Beyoncé, Bruce Springsteen, Bono e a apresentadora Oprah Winfrey de terem recebido pagamentos pela campanha democrata, o que violaria as leis eleitorais dos Estados Unidos. Segundo os registros de financiamento de campanha, a produtora de Oprah Winfrey, Harpo Productions, recebeu US$ 1 milhão pela produção de um evento.

"Candidatos não podem pagar por apoios, que foi o que Kamala fez, sob o pretexto de pagar por entretenimento. Além disso, este foi um esforço muito caro e desesperado para aumentar artificialmente seu escasso público", escreveu o presidente em sua rede social.

As acusações surgem dias após Bruce Springsteen criticar a administração Trump durante a abertura de uma turnê na Europa. O cantor chamou o presidente republicano de "corrupto, incompetente e traidor".

Em outra publicação, Trump afirmou que, conforme relatos da imprensa americana, Beyoncé teria recebido US$ 11 milhões para participar de um evento sem apresentar nenhuma música.

"Isso é golpe eleitoral ilegal do mais alto nível! É uma contribuição ilegal para a campanha! Bruce Springsteen, Oprah, Bono e, talvez, muitos outros terão muito que explicar!", afirmou Trump na rede social X.

A equipe de campanha de Kamala Harris nega as acusações. Segundo eles, não houve qualquer forma de remuneração para os artistas que participaram dos comícios e fizeram discursos em apoio à candidata democrata.

Oprah Winfrey se manifestou sobre o assunto, negando ter recebido "nenhum pagamento pessoal". A apresentadora confirmou que as pessoas que trabalharam na produção do evento foram remuneradas, como mostram os registros financeiros da campanha.

Trump também contou com o apoio de celebridades durante sua própria campanha eleitoral, incluindo os cantores Kid Rock, Lee Greenwood e Kanye West.