Os destroços do submarino Titan foram retirados do mar, nesta quarta-feira (28/06), e descarregadas no porto de Terra Nova e Labrador, no Canadá. A operação de retirada das partes do submersível, que implodiu quando tentava se aproximar do que restou do Titanic e deixou cinco mortos no Atlântico Norte, foi registrada pela CBS News.
As imagens mostram estruturas de metal branco com fios pendurados e peças sendo retiradas do navio Horizon Arctic, no píer da Guarda Costeira Canadense, o mesmo local de onde partiu o robô que localizou o submarino Titan, na última quinta-feira (22/06).
De acordo com a rede de televisão, os destroços do submarino foram cobertos por lonas antes de serem retirados por guindastes.
#MUNDO | 🇨🇦 El barco canadiense Horizon Arctic depositó este miércoles en el puerto de San Juan de Terranova (Canadá) los restos del sumergible Titán, que implosionó el pasado 18 de junio cuando descendía hacia los restos del Titanic, con cinco ocupantes a bordo. pic.twitter.com/DywM8n7Cpe
— Por la calle del Medio (@plcdelmedionews) June 28, 2023
Relembre o caso
O submarino Titan foi considerado desaparecido no dia 18 de junho e a Guarda Costeira anunciou na quinta-feira (22) que as cinco pessoas a bordo do submersível morreram após uma implosão catastrófica.
A bordo estavam o milionário britânico Hamish Harding, presidente da empresa Action Aviation; o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman - ambos também de nacionalidade britânica; o experiente mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a empresa que opera o submersível, e que cobrava 250.000 dólares por turista (cerca de 1,1 milhão de reais na cotação atual).