O ex-primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, morreu após ser baleado na manhã desta sexta-feira (8), na cidade de Nara, a 480 km do Tóquio. A morte foi confirmada pela TV japonesa NHK.
Abe, que deixou o maior cargo político do Japão em 2020, estava discursando em Nara, quando foi atacado por um homem ainda não identificado pelas autoridades japonesas.
+ Clique aqui e compartilhe esta notícia no WhatsApp
Segundo relatos da mídia local, Shinzo Abe foi alvejado com dois tiros, um deles no pescoço. Ele foi encaminhado para um hospital da cidade inconsciente e, de acordo com a AFP, já não apresentava sinais vitais quando foi socorrido.
"Shinzo Abe foi transportado (para o hospital) às 12h20. Ele estava em estado de parada cardíaca na chegada. A reanimação foi administrada. No entanto, infelizmente, ele morreu às 17h03" (5H03 de Brasília), afirmou Hidetada Fukushima, professor de Medicina de Emergência no hospital da Universidade de Medicina de Nara.
Suspeito foi preso
Um homem, suspeito da autoria do crime, foi preso no local do ataque e teve a arma confiscada.
O primeiro ministro japonês Fumio Kishida condenou o atentado, que classificou como "absolutamente imperdoável".
Vídeo mostra momento depois do atentado
安倍元首相、撃たれた。
— 五香粉炒め (@eeWYTNa1QxcCudM) July 8, 2022
南無大師遍照金剛
天の御加護があります様に。 pic.twitter.com/1Ma8ZJSOFn
Quem é Shinzo Abe?
Shinzo Abe é o primeiro ministro que mais tempo ficou no cargo no Japão. Participou de dois governos. O primeiro entre 2006 e 2007 e o segundo, mais longevo, de 2012 a 2020. Membro do Partido Liberal Democrático (LDP), ele deixou o cargo em agosto de 2020 por motivos de saúde.
Acompanhe as atualizações aqui